You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/136730
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSant'Anna, Marco Antônio Domingues [UNESP]-
dc.contributor.authorMoscatelli, Silmara Ribeiro-
dc.date.accessioned2016-04-01T17:54:59Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:35:41Z-
dc.date.available2016-04-01T17:54:59Z-
dc.date.available2016-10-25T21:35:41Z-
dc.date.issued2015-08-17-
dc.identifier.citationMOSCATELLI, Silmara Ribeiro. A recepção do gênero conto em No castelo que se vai, de Marina Colasanti. 2015. 126 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2015.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/136730-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/136730-
dc.description.abstractA presente pesquisa objetiva investigar a subversão do gênero do conto de fadas tradicional na obra No castelo que se vai, de Marina Colasanti, do livro Entre a espada e a Rosa (1992), a fim de explicitar o modo como a autora narra sua história para, através da linguagem, construir seu tema. Além da análise do conto, procedeu-se também a análise de um material de apoio à leitura, elaborado e oferecido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, em 2012, com o intuito de subsidiar o trabalho dos professores de língua portuguesa, para que estes promovam uma leitura prazerosa e competente. Pretende-se, nessa segunda análise, verificar se o material de apoio em questão contempla, por meio das estratégias de leitura propostas, um estudo da construção linguística do conto e da preparação de um simples leitor para o leitor-modelo, responsável e crítico, capaz de construir o sentido de modo autônomo e de argumentar sua recepção. O procedimento metodológico consta de duas etapas: a primeira corresponde à revisão bibliográfica e ao estudo de pressupostos teóricos sobre a leitura, o texto literário e o papel do leitor no texto literário. Para tanto, a pesquisa se pauta principalmente na teoria do Leitor Modelo, conceito abordado por Umberto Eco (1986) e na Estética da Recepção difundida na década de 1960, por meio das pesquisas de Hans Robert Jauss (1994) e Wolfgang Iser (1996). Na segunda etapa a pesquisa foi feita de forma qualitativa, já que esta permite ao pesquisador ter contato direto e prolongado com a situação que está sendo pesquisada, possibilitando-lhe vivenciar a realidade, fundamentada nos estudos de LÜDKE; ANDRÉ (1986). Para alcançar tal objetivo, foi aplicado um questionário sobre os hábitos de leitura dos alunos, junto com as estratégias de leitura propostas por Bignotto (2012), inspiradas em Isabel Solé (1998). A coleta dos dados se deu por meio...pt
dc.format.extent126 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectColasanti, Marina 1937pt
dc.subjectContos brasileirospt
dc.subjectEducação e Estadopt
dc.subjectLeiturapt
dc.subjectShort storiespt
dc.titleA recepção do gênero conto em No castelo que se vai, de Marina Colasantipt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/21-03-2016/000859315.pdf-
dc.identifier.aleph000859315-
dc.identifier.capes23001011069P5-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.