You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/137772
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorZancul, Maria Cristina de Senzi [UNESP]-
dc.contributor.authorGoes, Miriam Suleiman-
dc.date.accessioned2016-04-05T18:27:08Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:35:08Z-
dc.date.available2016-04-05T18:27:08Z-
dc.date.available2016-10-25T21:35:08Z-
dc.date.issued2016-02-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/137772-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/137772-
dc.description.abstractO objetivo do presente trabalho foi analisar as potencialidades do cinema em processos formativos para o trabalho com a Educação Ambiental, direcionado a docentes que lecionam na Educação Básica. Utilizamos como aporte teórico autores que pertencem à vertente crítica da Educação Ambiental. Realizamos uma busca por vídeos cuja temática central fosse o meio ambiente e fizemos uma análise de filmes/documentários encontrados. Os vídeos foram classificados em categorias, por nós elaboradas, de acordo com o referencial teórico adotado. Em seguida, selecionamos alguns desses vídeos e preparamos um curso de formação continuada, direcionado a docentes que atuam no Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas estaduais da Diretoria de Ensino de São José do Rio Preto/SP. O curso, de 32 horas, foi realizado em seis encontros, e em cada deles foi trabalhado um vídeo, de acordo com uma temática pré-estabelecida. Nos encontros foram feitas, também, leituras e discussões de textos relacionados às temáticas trabalhadas. Foram analisadas as concepções dos docentes sobre meio ambiente e sobre a inserção do ser humano no meio, bem como sobre os trabalhos em Educação Ambiental nas escolas e o uso de vídeos para esses trabalhos. Foi feita, ainda, a análise dos planos de atividades de Educação Ambiental, com utilização de vídeos, entregues pelos docentes ao final do curso. Avaliamos que os vídeos constituem um bom recurso para o desenvolvimento de sensibilizações e reflexões sobre as questões ambientais e para modificações nas formas de análise em torno dos temas ambientais. Verificamos, ainda, que o curso possibilitou uma ampliação no repertório teórico dos docentes, que podem se refletir nas formas de trabalho destes docentes com as questões ambientais nas escolas.pt
dc.description.abstractThis thesis analysed the possibilities of cinema in formative processes to the work with Environmental Education, directed to teachers of Primary and part of Secondary Education. With regard to the theoretical background, we follow authors that belong to the critical component of Environmental Education. We investigated videos in which environment was the primary theme and we conducted an analysis of the movies/documentaries that were found. The videos were classified in categories created according to the theoretical background. Subsequently, we selected some of these videos and prepared a continuing education course, targeted to teachers of Primary and Secondary Education of state public schools of the Board of Education of São José do Rio Preto/SP. The course consisted of 32 hours distributed in six meetings. In each meeting, we worked with one video, according to a pre-established theme. We also conducted readings and discussions of texts related to the themes. In addition to the verification of teacher’s conceptions concerning the environment and the insertion of human beings in it, we also examined how Environmental Education is presented at schools and the possible utilisation of videos. We also analysed the activity plans of Environmental Education, with the utilisation of videos, delivered by the teachers in the end of the course. We demonstrated that videos are a satisfactory resource to the development of awareness concerning environmental issues and to the modifications in the analysis of environmental themes. Finally, we evinced that the course enhanced the theoretical repertory of the teachers, which can be reflected in their work with environmental issues in the classroom.en
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.subjectMeio ambientept
dc.subjectEducação ambientalpt
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectCinemapt
dc.subjectFormação continuadapt
dc.subjectEnvironmenten
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.subjectTeacher educationen
dc.subjectCinemaen
dc.subjectContinuing educationen
dc.titleA formação continuada de educadores ambientais a partir de filmespt
dc.title.alternativeContinuing formation of environmental educators from filmsen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)pt
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.aleph000865398pt
dc.identifier.capes33004030079P2-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.