You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/137775
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNovaes, Henrique Tahan [UNESP]-
dc.contributor.authorPires, João Henrique Souza-
dc.date.accessioned2016-04-05T18:57:00Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:35:52Z-
dc.date.available2016-04-05T18:57:00Z-
dc.date.available2016-10-25T21:35:52Z-
dc.date.issued2016-03-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/137775-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/137775-
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo analisar a formação de técnico em agroecologia desenvolvida nos Centros/Escolas do MST. Teve – se como objeto concreto de análise apreender as práticas pedagógicas e metodológicas do II curso técnico em agroecologia integrado ao ensino médio realizado no Centro/Escola José Gomes da Silva (EJGS) do MST do Paraná (PR), Turma Revolucionários da Terra (2010-2013). Tomou-se como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e análise documental. Considerando que a agroecologia tem como base uma abordagem holística e participativa, buscou – se compreender como essa duas categorias são contempladas no Projeto Político Pedagógico, no Projeto Metodológico e as ementas disciplinares do II curso técnico em agroecologia, bem como no Regimento interno da EJGS. O trabalho está estruturado em três capítulos. No primeiro abordamos a questão agrária e como foi o processo de modernização da agricultura, suas consequências, contradições e como o MST emerge em meio a aglutinação das lutas sociais que voltam a ganhar força no final da década de 1970 e início da década de 1980. No segundo, temos como foco exclusivo a agroecologia, seu histórico, seu desenvolvimento no Brasil e suas abordagens e dimensões. No terceiro e último capítulo, analisa-se a construção dos Centros/Escolas de Agroecologia no PR, o perfil de técnico almejado pelo MST e o processo formativo da Turma Revolucionários da Terra.pt
dc.description.abstractThis study aims to analyse the technical training in agroecology studies, developed in MST’s educational centres/schools. There was, as a concrete object of analysis, the understanding of the pedagogical and methodological practices of the II agroecology vocational education integrated to the high school, fulfilled at the Centre/School José Gomes da Silva (EJGS) in the MST of Paraná (PR), Group Revolutionary Earth (2010 -2013). It was taken as methodological procedures the literature search and document analysis. Considering that agroecology is based on a holistic and participatory approach, it was sought to understand how these two categories are included in the Pedagogical Political Project in the Methodological Project and disciplinary roll of the II agroecology vocational education, as well as the Rules of Procedure of the EJGS. The study is divided into three chapters. In the first approach the agrarian issue and how was the process of the agricultural modernization, its consequences, contradictions and how the MST emerged amidst the agglutination of the social struggles that came back stronger in the late 70s and early 80s. In the second, we have an exclusive focus on agroecology, its history, its development in Brazil and its approaches and dimensions. In the third and last chapter, it's analysed the construction of centres/Agroecology Schools in Paraná, the technical profile desired by the MST and the formation process of the Group Revolutionary Earth.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.subjectMovimento dos Trabalhadores Sem Terrapt
dc.subjectAgroecologiapt
dc.subjectTécnico em agroecologiapt
dc.subjectProjeto político pedagógicopt
dc.subjectProjeto metodológicopt
dc.subjectLandless Workers' Movementen
dc.subjectAgroecologyen
dc.subjectAgroecology vocational educationen
dc.subjectPedagogical political projecten
dc.subjectMethodological projecten
dc.titleUma análise da proposta de formação técnica para o processo de transição agroecológica na escola José Gomes Da Silva, MST-PRpt
dc.title.alternativeA technical training proposal analysis for agroecology transition process in school Jose Gomes Da Silva, MST-PRen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)pt
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.aleph000867176pt
dc.identifier.capes33004110040P5-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.