You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/137818
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMachado, Vitor [UNESP]-
dc.contributor.authorNapoli, Paulo Henrique-
dc.date.accessioned2016-04-07T17:25:51Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:38:14Z-
dc.date.available2016-04-07T17:25:51Z-
dc.date.available2016-10-25T21:38:14Z-
dc.date.issued2016-02-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/137818-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/137818-
dc.description.abstractEssa dissertação tem como objetivo propor um método de ensino, na forma de uma sequência didática, tendo como referência metodológica a Pedagogia Histórico-Crítica, para auxiliar os professores da educação básica, particularmente da disciplina de Sociologia, a evitarem relações discriminatórias, transferidas do meio social para o ambiente escolar, as quais foram aqui chamadas de “fenômenos caóticos ressonantes”. O método foi aplicado em alunos do ensino médio, de uma escola pública, no interior de São Paulo, procurando problematizar o processo de estigmatização exercido pelos alunos nativos da cidade e sofrido por estudantes de origem nordestina, resultando na melhoria da convivência entre ambos.pt
dc.description.abstractThis dissertation aims to propose a method of teaching in the form of a didactic sequence, having as methodological reference the Historical-Critical Pedagogy, to help teachers of basic education, particularly the discipline of Sociology, to avoid discriminatory relations, transferred from the social environment to the school environment, which are here called "resonant chaotic phenomena." The method was applied to high school students in a public school in São Paulo, seeking to problematize the stigmatization process exercised by the native students from the city and undergone by students from the Northeast, resulting in improved coexistence between them.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)pt
dc.subjectEstigmapt
dc.subjectFenômeno caótico ressonantept
dc.subjectPedagogia histórico-críticaen
dc.subjectStigmaen
dc.subjectResonant chaotic phenomenonen
dc.subjectHistorical-critical pedagogyen
dc.titleMigrantes nor(destinados): uma análise sobre o estigma e a exclusão no ambiente escolarpt
dc.title.alternativeMigrant nor(destinados): an analysis of stigma and exclusion in school environmenten
dc.typeoutropt
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)pt
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.identifier.aleph000872481pt
dc.identifier.capes33004056091P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.