You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/137819
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMeneghetti, Renata Cristina Geromel [UNESP]-
dc.contributor.authorSeverino, Augusta Teresa Barbosa-
dc.date.accessioned2016-04-07T17:42:08Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:38:15Z-
dc.date.available2016-04-07T17:42:08Z-
dc.date.available2016-10-25T21:38:15Z-
dc.date.issued2016-02-23-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/137819-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/137819-
dc.description.abstractEsta pesquisa foi realizada visando entender o suporte político, filosófico e histórico do material, do projeto EMAI – Educação Matemática nos Anos Iniciais, do 4º ano da Educação Básica (1º ao 5º ano); os objetivos de sua implantação; a estrutura das atividades propostas; e suas respectivas expectativas de aprendizagem, bem como, entender a implantação desse projeto, seus benefícios e as dificuldades para a autonomia de agentes educacionais (professores e coordenadores) para o trabalho e para os estudos. O ponto de partida para a pesquisa foi a seguinte questão: “O projeto EMAI tem em seu texto um suporte teórico e filosófico que propicie a autonomia ao professor tão necessária para uma reflexão crítica sobre sua própria prática pedagógica?”. E para respondê-la, foi utilizada a metodologia de caráter qualitativo, tanto para a análise do material impresso quanto para a análise das entrevistas semiestruturadas. A busca, portanto, centrou-se no estudo do conceito de autonomia para o entendimento da identidade docente diante da implantação do referido projeto. A partir daí, aponta-se para a necessidade de inovações metodológicas e conceituais no que se refere ao estudo e ao trabalho com a Matemática tanto para a formação inicial quanto continuada do professor que atuará nos anos iniciais da Educação Básica. Como resultado se observou, tanto no material quanto nas entrevistas, que o projeto possibilita uma autonomia, porém, relativa para o trabalho do professor, condicionada pelas determinações do projeto EMAI. Apontou-se, portanto, para a formação inicial e continuada como possibilidades de avanços no sentido conceitual e metodológico para o trabalho com a Matemática; e, também, no sentido da construção de uma autonomia real e de uma identidade docente na produção e efetivação do currículo.pt
dc.description.abstractThis research was carried out to understand the political, philosophical and historical support of EMAI - Mathematics Education in the Early Years – project material, from the 4th year of Basic education (1st to 5th grade); the objectives of its implementation; the structure of the proposed activities; and the respective expectations of learning as well to understand the implementation of this project, its benefits and difficulties for the autonomy of educational agents (teachers and coordinators) for work and for studies. The starting point for the research was the question: "Does the EMAI project have in its text a theoretical and philosophical support that provides autonomy to teachers, which is so necessary for a critical reflection on their own pedagogical practice?". And to answer it, a qualitative methodology was used for both the analysis of printed material as for the analysis of semi-structured interviews. The search, therefore, focused on the study of the concept of autonomy to understanding the teacher identity in the face of the said project implementation. From then on, the need for methodological and conceptual innovations in relation to study and work with Mathematics for both initial and continuing education of teachers who will act in the early years of basic education. As a result, it was observed both from the material and the interviews, that the project permits the autonomy, even though relative, to the teacher's work, conditioned by determinations of EMAI project. Therefore, it was conducted towards initial and continuing education, such as possibilities of conceptual and methodological advances in the work with Mathematics; and also towards building a real autonomy and teacher identity in the production and implementation of the curriculum.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)pt
dc.subjectEnsino Fundamentalpt
dc.subjectProjeto EMAIpt
dc.subjectA questão da autonomiapt
dc.subjectFormação inicial e continuadapt
dc.subjectAnos iniciaispt
dc.subjectElementary Schoolen
dc.subjectEarly yearsen
dc.subjectEMAI projecten
dc.subjectThe issue of autonomyen
dc.subjectInitial and continuing educationen
dc.titleO projeto EMAI: uma análise sobre seus pressupostos políticos, filosóficos e pedagógicos e a questão da autonomiapt
dc.title.alternativeThe EMAI project: an analysis of their political assumptions, philosophical and pedagogical and the issue of autonomyen
dc.typeoutropt
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)pt
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.identifier.aleph000866512pt
dc.identifier.capes33004056079P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.