You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/137983
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMartino, Vânia de Fátima [UNESP]-
dc.contributor.authorCampos, Diego Lopes de-
dc.date.accessioned2016-04-18T17:43:51Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:38:37Z-
dc.date.available2016-04-18T17:43:51Z-
dc.date.available2016-10-25T21:38:37Z-
dc.date.issued2016-02-23-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/137983-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/137983-
dc.description.abstractO Currículo oficial do Estado de São Paulo (2012) é política pública que orienta e materializa as ações do governo paulista no que diz respeito às diretrizes educacionais de sua rede pública de ensino. O presente trabalho analisa o Currículo do Estado de São Paulo a fim de avaliar se as suas diretrizes textualmente inseridas do documento curricular, referente ao ensino de História, materializam-se nas ferramentas pedagógicas de implantação dessa política pública, frente às instituições escolares paulistas de educação básica, a saber: os cadernos do professor, do aluno e do gestor. Posto isso, pretende-se a construção de um referencial metodológico de ensino de História, frente aos dilemas e impasses vividos pelo professor da rede pública paulista, uma vez que as reflexões acerca de tal documento, referente ao ensino de História, demonstram um discurso descolado entre a prática de ensino e as diretrizes propostas em seu “currículo em ação”, para um processo educacional que diz preconizar a construção crítica e cidadã do aluno.pt
dc.description.abstractThe official curriculum of the state of São Paulo (2012) is a public policy that guides and materializes the actions of the state government concerning the educational guidelines of the public school system. This paper analyzes the curriculum of the state of São Paulo aiming at evaluating if its written inserted guidelines from the curriculum documents, regarding History teaching, materialize in the pedagogical tools of implementation of this public policy related to the basic education schools regarding the teacher’s and mentor’s manuals and the students’ notebooks. Therefore, we intend to create a methodological framework on History teaching regarding the dilemmas and impasses experienced by the teachers of the public school system on account that these reflections about such document, regarding the History teaching, demonstrate a disconnected speech between the teaching methodology and the proposed guidelines in its “curriculum in action” towards an educational process which is said to profess the critic construction and citizenship of the student.en
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.subjectEducational policiesen
dc.subjectBasic educationen
dc.subjectHistory teachingen
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectTeaching methodologyen
dc.subjectPolíticas educacionaispt
dc.subjectEducação básicapt
dc.subjectEnsino de históriapt
dc.subjectCurrículopt
dc.subjectMetodologia de ensinopt
dc.titleO currículo do Estado de São Paulo (2012): análise e metodologias do ensino de históriapt
dc.title.alternativeThe curriculum of the State of São Paulo (2012): analyses and methodologies from history teachingen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)pt
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.aleph000870487pt
dc.identifier.capes33004072069P5-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.