You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/138115
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNardi, Roberto [UNESP]-
dc.contributor.authorFigueira, Maykell Júlio de Souza-
dc.date.accessioned2016-04-28T11:53:49Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:38:52Z-
dc.date.available2016-04-28T11:53:49Z-
dc.date.available2016-10-25T21:38:52Z-
dc.date.issued2016-02-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/138115-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/138115-
dc.description.abstractA formação inicial docente é um momento fundamental na constituição de um licenciando enquanto futuro professor, visto que é provavelmente nessa etapa em que são feitas as primeiras reflexões sobre as várias dimensões pedagógicas, didáticas, políticas e sociais envolvidas nos processos de ensinar e aprender. Discutir assuntos sociocientíficos de importância atual e apresentar o conhecimento científico como um conjunto dinâmico, provisório e socialmente construído de possíveis explicações são encaminhamentos necessários ao Ensino de Ciências dos anos presentes e futuros, aproximando-o de uma abordagem mais externalista das Ciências. A argumentação, como forma de socialização dialógica do conhecimento científico, já foi apontada por diversos autores como um poderoso recurso metodológico para aulas de Ciências. No entanto, o desenvolvimento de competências argumentativas ainda passa longe dos atuais cursos de Licenciatura. O estudo aqui descrito foi realizado com sete estudantes do último ano de um curso de Licenciatura em Física que cursavam a disciplina de Didática das Ciências (DdC) de uma universidade pública do estado de São Paulo e teve como objetivo principal compreender de que forma dinâmicas argumentativas sobre assuntos sociocientíficos podem contribuir para a construção de saberes docentes de argumentação entre os licenciandos. O debate, organizado na forma de uma audiência pública simulada, teve como tema principal as possibilidades para o plano nuclear brasileiro nos próximos anos. Os estudantes foram agrupados em duplas que deveriam representar quatro setores de interesse no assunto, sendo que cada estudante escolheu um nome e um cargo fictício. Essa dinâmica de role-play educacional parece ter facilitado as interações discursivas e incentivado os estudantes a pesquisarem antes de vir para o debate. A atividade foi gravada em vídeo para posterior transcrição e análise dos episódios segundo referenciais específicos da Sociolinguística e da Argumentação no Ensino de Ciências.pt
dc.description.abstractThe initial teacher education is a key moment in the constitution of licentiate1 students, as they become future teachers, since it is probably in this stage when the first reflections on the various educational, pedagogical, political, and social dimensions involved in the processes of teaching and learning are undertaken. Discussing sociocientific issues of current importance and presenting scientific knowledge as a dynamic, temporary and socially constructed set of possible explanations are necessary developments for Science Education in the upcoming years, approximating it to a more externalist view of science. Several authors have already pointed out argumentation as a powerful methodological resource for science classes. However, the development of argumentative skills is still quite distant from the current licentiate majors. The study here described was performed with seven students in the final year of a Physics licentiate major, who were attending the course of Science Didactics in a public University in the State of São Paulo. The research had as its main goal to understand how an argumentative dynamic about socioscientifc issues can contribute to the construction of argumentative teacher knowledge among the students. The debate, organized in the form of a simulated public hearing, had as its main theme the possibilities for the Brazilian nuclear plan in the next few years. Students were grouped in pairs that should represent four sectors of interest in the nuclear matter and each student chose a name and title. This dynamic of educational role-play seems to have facilitated the discursive interactions and incentivated students to search for information before coming to the debate. The activity was recorded on video for later transcription and the analysis of the episodes was done according to references on sociolinguistics and argumentation in science education.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)pt
dc.subjectEnsino de Físicapt
dc.subjectArgumentaçãopt
dc.subjectQuestões sociocientíficaspt
dc.subjectEnergia nuclearpt
dc.subjectFormação inicial de professorespt
dc.subjectPhysics teachingen
dc.subjectArgumentationen
dc.subjectSocioscientific issuesen
dc.subjectNuclear energyen
dc.subjectInitial teacher educationen
dc.titleContribuição de práticas argumentativas para a democratização de debates científicos em aulas de Físicapt
dc.title.alternativeContribution of argumentative practices to the democratization of scientific debates in Physics classesen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)pt
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.identifier.aleph000872154pt
dc.identifier.capes33004056079P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.