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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/138222
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dc.contributor.advisorMazzeu, Francisco José Carvalho [UNESP]-
dc.contributor.authorCoelho, Izac Trindade-
dc.date.accessioned2016-05-04T14:21:52Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:39:10Z-
dc.date.available2016-05-04T14:21:52Z-
dc.date.available2016-10-25T21:39:10Z-
dc.date.issued2016-02-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/138222-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/138222-
dc.description.abstractEste trabalho versa sobre a alfabetização na perspectiva pedagógica histórico-crítica. Nossa problemática de pesquisa reside na necessidade de propostas pedagógicas aliadas à uma concepção crítica e dialética de alfabetização e, simultaneamente, na ausência de estudos que enfoquem o ensino inicial da leitura e da escrita por esse viés analítico. No percurso de delineamento de uma concepção histórica e crítica de alfabetização, dialogamos com as concepções atuais de alfabetização e letramento, proposta por Magda Soares, bem como a influente concepção construtivista e a, ainda resistente, perspectiva tradicional. O objetivo do diálogo foi o de estabelecer os postulados de cada vertente pedagógica em relação à alfabetização de modo a esclarecer as divergências de suas concepções à de uma proposta histórico-crítica de alfabetização. Como objeto de estudo, tomamos a linguagem escrita nas formulações psicológicas da Escola de Vigotski e as proposições metodológicas da Pedagogia Histórico-Crítica, refletindo como a segunda estabelece em princípios pedagógicos aquilo que a primeira postula como percurso do desenvolvimento cultural dos indivíduos em fase de escolarização. Partindo da hipótese de que a palavra é o instrumento-guia do ensino-aprendizagem dos conteúdos da alfabetização e, ademais, de que as propostas pedagógicas para a alfabetização de crianças existentes reforçam a cisão entre conteúdo e forma da palavra, priorizando sua face fonética em detrimento de sua face semântica, constatamos que, apenas uma alfabetização que unifique tais faces fonética e semântica dará conta de ensinar a linguagem escrita aliada às dimensões simbólica, abstrata e conceitual que lhe é própria. A título de conclusão e contribuição do trabalho desenvolvido, esboçamos ideias gerais sobre a alfabetização dirigida pelos termos da Pedagogia Histórico-Crítica e orientada à humanização dos seres humanos.pt
dc.description.abstractThis research deals with literacy process on the critical historical pedagogy perspective. Our research problem is established by the necessity of pedagogical proposals related to a dialectic and critical conception of literacy and, simultaneously, to the absence of studies focused on the teaching of writing and reading process through this point of view. By defining a critical and historical conception of literacy, we dialogued with current conception of writing and reading process, proposed by Magda Soares, as well as the influent constructivist conception and, the so resistant, traditional perspective. That dialogue aimed at establishing the postulates of each pedagogical fields related to literacy in order to clarify divergences between these conception and a critical and historical literacy proposal. As object of study it was taken up the concept of written language from the Vigotskian School and the pedagogical approaches of critical historical pedagogy as we reflected on how both theories deal with the concept of written language. Assuming that the word is the leading-instrument for the learning and teaching of reading and writing and, besides that, the pedagogical proposals for children literacy rupture both phonetic and semantic faces of the word, we found that the teaching of writing and reading must unify both sides phonetic and semantic in order to address the abstractive, symbolic and conceptual dimension of the written language. In conclusion, we sketched out some general ideas for the educator who wishes to teach according to a critical perspective and oriented towards human beings humanization.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)pt
dc.subjectAlfabetizaçãopt
dc.subjectEnsino de leitura e escritapt
dc.subjectLinguagem escritapt
dc.subjectPrática pedagógicapt
dc.subjectDidática da alfabetizaçãopt
dc.subjectPsicologia Histórico-Culturalpt
dc.subjectPedagogia Histórico-Críticapt
dc.subjectLiteracyen
dc.subjectWriting and reading teachingen
dc.subjectWritten languageen
dc.subjectTeaching practiceen
dc.subjectLiteracy teachingen
dc.subjectCultural historical psychologyen
dc.subjectHistorical critical pedagogyen
dc.titlePedagogia histórico-crítica e alfabetização: elementos para uma perspectiva histórico-crítica do ensino da leitura e da escritapt
dc.title.alternativeHistoricalcritical pedagogy and literacy: contribution to a historical and critical perspective on the writing and reading teachingen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)pt
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.identifier.aleph000867676pt
dc.identifier.capes33004030079P2-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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