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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/138233
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Paoliello, Renata Medeiros [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Moraes, Lívia Bocalon Pires de | - |
dc.date.accessioned | 2016-05-04T18:48:59Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:39:12Z | - |
dc.date.available | 2016-05-04T18:48:59Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:39:12Z | - |
dc.date.issued | 2016-03-31 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/138233 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/138233 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa parte do estudo das ciências sociais, embasando-se na teoria sociológica de Pierre Bourdieu para construí-las teórica e metodologicamente como espaço social acadêmico vinculado ao campo acadêmico, isto é, como lócus de atuação profissional de um conjunto de agentes dotados de concepções, objetivos e interesses comuns, simultaneamente diferenciados dos participantes de outras ciências, e distintos entre si. Seu objetivo é compreender de que maneiras o caráter específico da luta por autoridade científica no espaço social acadêmico das ciências sociais, com suas regras de funcionamento explícitas e incorporadas, configura o caráter das disputas concernentes ao processo recente de institucionalização da obrigatoriedade do ensino de sociologia no Ensino Médio (1997-2008), em especial quanto às relações e representações de Amaury Moraes, Elisabeth Guimarães, Heloísa Martins, Ileizi Silva, Lejeune de Carvalho, Nelson Tomazi e Sueli Mendonça, cientistas sociais pioneiros na defesa desta institucionalização. Para realizar este intuito, construo um histórico da constituição do espaço social acadêmico no Brasil, adotando como recorte temporal o ano de 1964, e a posterior implantação, pelos governos militares, de uma política educacional voltada à institucionalização da pós-graduação e à centralidade das agências de fomento no setor de Ciência e Tecnologia do país, refletindo acerca do impacto destas para a área das ciências sociais e seus integrantes, e da gradual valorização de determinadas formas de fazer científico, e de fazer-se cientista neste espaço social, por elas acarretadas. Em seguida, com base na análise da organização do currículo Lattes, e em dados obtidos nas plataformas virtuais da Capes e do CNPq, esboço a estrutura deste espaço social, indicando os principais instrumentos e estratégias para aquisição de capital científico, e identificando os agentes e instituições dominantes, bem como as posições ocupadas pelos agentes e instituições vinculados ao ensino de sociologia. Realizo um estudo das trajetórias acadêmicas dos sujeitos da pesquisa, analisando o capital simbólico detido por eles no espaço social e sua relação com a defesa do ensino de sociologia, e elaboro, a partir de entrevistas semiestruturadas feitas com cada um deles, uma espécie de histórico do processo de institucionalização do qual participaram, enfatizando seu envolvimento e a rede de relações pessoais e institucionais que gradativamente se constituiu, bem como suas concepções acerca de suas ações e das relações atinentes a elas. Analiso as resistências ao ensino de sociologia e as disputas internas ao grupo dedicado à sua implantação e estudo, compreendendo as representações dominantes relativas a este ensino e ao significado de ser cientista social no interior do espaço social acadêmico das ciências sociais. | pt |
dc.description.abstract | The research studies social sciences, based on Pierre Bourdieu´s sociological theory, in order to construct them theoretically and methodologically as academical social space bounded to the academical field, that is, as professional acting locus of a group of agents with common conceptions, objectives and interests, simultaneously differentiated from participants from other sciences, and distinct from each other. Its goal is to understand the ways in which the specific character of the contest for scientific authority in the academical social space of social sciences, with its explicit and embedded operating rules, configures the character of disputes concerning the recent process of institutionalization of sociology compulsory education in high school (1997-2008), particularly with regard to relations and representations of Amaury Moraes, Elisabeth Guimarães, Heloísa Martins, Ileizi Silva, Lejeune de Carvalho, Nelson Tomazi e Sueli Mendonça, social scientists pioneers in defense of this institutionalization. To accomplish this intent, I build a history of the constitution of academical social space in Brazil, adopting as a time frame the year of 1964, and the subsequent deployment, by military governments, of an educational policy focused on the institutionalization of postgraduate and on the centrality of funding agencies to the country's science and technology sector, reflecting about the impact of these to the area of social sciences and its members, and to the gradual appreciation of certain forms of scientific work and of how to make yourself a scientist in this social space, entailed by those practices. After, based on the analysis of curriculum Lattes organization, and of data obtained on virtual platforms of Capes and CNPq, I outline the structure of this social space, indicating the main instruments and strategies for the acquisition of scientific capital, and identifying the dominant agents and institutions, as well as the positions occupied by the agents and institutions involved with the teaching of sociology. I realize a study of academical trajectories of the studied subjects, analyzing the symbolic capital held by them in the social space and its relation with the defense of the teaching sociology, and elaborate, based on semi-structured interviews with each of them, a sort of historical of the process of institutionalization in which they participated, emphasizing their involvement and the network of personal and institutional relationships that gradually constituted, as well as their conceptions about their actions and relationships regards to them. I analyze the resistance to teaching sociology and internal disputes to the group dedicated to its study and implementation, understanding the dominant representations concerning this teaching and the meanings of being a social scientist in the academical social space of the social sciences. | en |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | pt |
dc.subject | Ciências sociais | pt |
dc.subject | Espaço social acadêmico | pt |
dc.subject | Ensino de sociologia | pt |
dc.subject | Sociologia relacional | pt |
dc.subject | Pierre Bourdieu | pt |
dc.subject | Social Sciences | en |
dc.subject | Academical social space | en |
dc.subject | Teaching sociology | en |
dc.subject | Relational sociology | en |
dc.subject | Pierre Bourdieu | en |
dc.title | Representando disputas, disputando representações: cientistas sociais e campo acadêmico no ensino de sociologia | pt |
dc.title.alternative | Representing contests, contesting representations: social scientists and academical field in teaching sociology | en |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | pt |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | pt |
dc.identifier.aleph | 000867693 | pt |
dc.identifier.capes | 33004030017P7 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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