You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/138396
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSouza Filho, Moacir Pereira de [UNESP]-
dc.contributor.authorEspirito Santo, Gabriel Scoparo do-
dc.date.accessioned2016-05-17T16:51:06Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:39:35Z-
dc.date.available2016-05-17T16:51:06Z-
dc.date.available2016-10-25T21:39:35Z-
dc.date.issued2015-03-12-
dc.identifier.citationESPIRITO SANTO, Gabriel Scoparo do. Repensando as situações de aprendizagem em física: proposta de duas sequências didáticas com abordagem CTSA para formação ética do cidadão / Gabriel Scoparo do Espirito Santo. -. 2015. 92 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2015.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/138396-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/138396-
dc.description.abstractIn this paper, we seek to contribute to the ethical education of students in physics classes of regular public schools of Sao Paulo state. The goal is to develop ethical reflection as a permanent part of civic education, for this, some learning situations contained in the physics notebooks of Sao Paulo state government (Sao Paulo Faz Escola) are rethought. The themes chosen were the production and consumption of electricity in the country, theme 4 of volume 1 notebook of the 3rd year of high school, and the origin of the universe, theme 4 of volume 2 notebook of the 1st year of high school to employ the concept of Science-Technology-Society-Environment (STSE) movement in physics teaching. The STSE movement advocates an integrated view of science with its social roots and environmental consequences. In this approach the focus is not on context less content learning, but the use of scientific knowledge in a particular technology or situation that allows an improvement or solving a problem, as well as the historical identification of science with the interests of society and with the available technologies, fighting the vision of a linear science and free of economic interests existing in society. Through this approach we intend to allow the discussion of ethical issues without the school content has to be stopped, making ethics effectively a cross-cutting issue, as requested by the Parametros Curriculares Nacionais (PCNs)en
dc.description.abstractNeste trabalho buscamos contribuir para a formação ética dos estudantes durante as aulas de física do ensino regular da escola pública do Estado de São Paulo. O objetivo é desenvolver a reflexão ética corno parte permanente da formação cidadã, para isso são repensadas algumas situações de aprendizagem contidas nos cadernos de física do governo do Estado de São Paulo (São Paulo Faz Escola). Os temas escolhidos foram a produção e consumo de energia elétrica no país, tema 4 do volume 1 do caderno da 3a série do ensino médio, e a origem do universo, tema 4 do volume 2 do caderno da 1a série do ensino médio a fim de empregar a concepção do movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) no ensino de física. O movimento CTSA defende uma visão integrada da ciência com suas raízes sociais e consequências ambientais. Nessa abordagem o foco não é a aprendizagem de um conteúdo abstraído de contexto, mas a utilização de um conhecimento científico em determinada tecnologia ou situação que possibilite uma melhoria ou resolução de um problema, assim como a identificação histórica da ciência com os interesses da sociedade e com as tecnologias disponíveis, lutando contra a visão de uma ciência linear e isenta dos interesses econômicos vigentes na sociedade. Através dessa abordagem pretendemos possibilitar o debate das questões éticas sem que o conteúdo escolar tenha que ser interrompido, tornando a ética efetivamente um tema transversal, como solicitado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs)pt
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent92 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectFisicapt
dc.subjectÉticapt
dc.subjectEducação e Estadopt
dc.subjectDidáticapt
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt
dc.subjectPhysicspt
dc.titleRepensando as situações de aprendizagem em física: proposta de duas sequências didáticas com abordagem CTSA para formação ética do cidadão / Gabriel Scoparo do Espirito Santo. -pt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/07-04-2016/000860731.pdf-
dc.identifier.aleph000860731-
dc.identifier.capes33283010001P5-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.