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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/138421
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dc.contributor.advisorÁlvarez, Roxana Guadalupe Herrera [UNESP]-
dc.contributor.authorSilveira, Danieli Munique Fontes da-
dc.date.accessioned2016-05-17T16:51:15Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:39:38Z-
dc.date.available2016-05-17T16:51:15Z-
dc.date.available2016-10-25T21:39:38Z-
dc.date.issued2015-07-06-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Danieli Munique Fontes da. O arquétipo da grande mãe na representação da bruxa em contos fantásticos hispânicos contemporâneos. 2015. 138 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2015.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/138421-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/138421-
dc.description.abstractThe figure of the mysterious woman linked to the magic is present in the culture of different peoples, whether as a witch, sorceress or fairy. In this study, we observe the central characters' configuration of the tales Circe and Bruja, of the Argentinian Júlio Cortázar, Los atillos de Brumal and Mi Hermana Elba of the Spanish Cristina Fernández Cubas and La buena compañía and La gata de mi madre, of the Mexican Carlos Fuentes. The narratives that will be analyzed are affiliated to the fantastic genre and, to the study of this genre, we will use as theoretical background the studies about the fantastic of David Roas exposed in Tras los límites de lo real. Una definición de lo fantástico (2011) and texts from many researchers gathered and organized by David Roas in the work Teorías de lo fantástico (2001). We believe that this figure is situated in the archetype that Carl Gustav Jung called the Great Mother, then, for the archetype's study, initially, we will use his work Os arquétipos e o inconsciente coletivo (2000) and A Grande Mãe (1996), of Erich Neumann. Besides establishing this relationship, we intend to demonstrate how the formal elements of narrative that interfere in the construction of the female figure collaborate for the manifestation of the supernatural in the tales in question, manifestation that occurs through the own female character. Estética e pragmática del relato fantástico (2000), of Juan Herrero Cecilia will be an important study for this research project, both for the study of formal elements of the narrative, as for the discussion of fantastic literature. With the analysis of the works, our study proposes to observe how the female figure can be characterized with typical attributes of the imaginary mythical witch. This analysis will be based on the elements used in the configuration of the witch that the own tales use and on the elements that the Western culture has set itself as trademarks of ...en
dc.description.abstractA figura da mulher misteriosa atrelada à magia está presente na cultura de diferentes povos, seja como bruxa, feiticeira ou fada. Neste trabalho, observamos a configuração das personagens centrais dos contos Circe e Bruja, do argentino Julio Cortázar, Los altillos de Brumal e Mi hermana Elba, da espanhola Cristina Fernández Cubas e La buena compañía e La gata de mi madre, do mexicano Carlos Fuentes. As narrativas que serão analisadas filiam-se ao gênero fantástico e, para o estudo desse gênero, usaremos como embasamento teórico os estudos sobre o fantástico de David Roas expostos em Tras los límites de lo real. Una definición de lo fantástico (2011) e textos de diversos pesquisadores reunidos e organizados por David Roas na obra Teorías de lo fantástico (2001). Acreditamos que essa figura situa-se no arquétipo que Carl Gustav Jung denominou Grande Mãe, assim, para o estudo do arquétipo, inicialmente, utilizaremos sua obra Os arquétipos e o inconsciente coletivo (2000) e A Grande Mãe (1996), de Erich Neumann. Além de estabelecer esta relação, pretendemos demonstrar como os elementos formais da narrativa que interferem na construção da figura feminina colaboram para a manifestação do sobrenatural nos contos em questão, manifestação que se dá por meio da própria personagem feminina. Estética e pragmática del relato fantástico (2000), de Juan Herrero Cecilia será um estudo relevante para este projeto de pesquisa, tanto para o estudo dos elementos formais da narrativa, quanto para a discussão sobre a literatura fantástica. Nosso estudo propõe com a análise das obras observar como a figura feminina pode ser caracterizada com atributos típicos da bruxa mítica imaginária. Essa análise será baseada nos elementos usados na configuração da bruxa que os próprios contos utilizam e nos elementos que a cultura ocidental consagrou como marcas da nossa figura arquetípicapt
dc.format.extent138 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectLiteratura fantástica hispano-americana - História e crítica - Séc. XXpt
dc.subjectFicção fantástica - História e críticapt
dc.subjectArquétipo (Psicologia)pt
dc.subjectPsicologia junguianapt
dc.subjectFeiticeiraspt
dc.subjectMulheres na literaturapt
dc.subjectFantasy literature, Spanish Americanpt
dc.titleO arquétipo da grande mãe na representação da bruxa em contos fantásticos hispânicos contemporâneospt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/02-05-2016/000863949.pdf-
dc.identifier.aleph000863949-
dc.identifier.capes33004153015P2-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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