You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/138562
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSouza, Antonio Carlos Carrera de [UNESP]-
dc.contributor.authorRodrigues, Thiago Donda-
dc.date.accessioned2016-05-17T16:51:55Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:39:58Z-
dc.date.available2016-05-17T16:51:55Z-
dc.date.available2016-10-25T21:39:58Z-
dc.date.issued2015-12-07-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Thiago Donda. Práticas de exclusão em ambiente escolar. 2015. 243 f. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2015.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/138562-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/138562-
dc.description.abstractThis work aims to investigate how to trigger the process of school exclusion of students from The Education of Young and Adults. For data production, we used the Cartography, which consists of investigating the between and for being a moving plan it didn't have an itinerary to be followed. As a research procedures for Cartography we used ethnography in classrooms and interviewed eleven students who have experienced the exclusion process during the field work. For theorizing, we approached the Philosophy of Difference from the Philosophers Michel Foucault and Gilles Deleuze and Felix Guattari and also the progressive vision of Paulo Freire's Education. In order to explain how can be the processes and which are the exclusion mechanisms in the Education of the Young and Adults (EJA), some myths were created from the produced data. The intention of these myths is from the local experiences seek wider scope. We also do an exercise of denudation of practices usually employed in mathematics classes and show how they can contribute to the normalization and exclusion of the individualen
dc.description.abstractEste trabajo tiene como el objetivo la investigación de como se deflagra el proceso de exclusión escolar de los alunos de la Educación de los jovenes y adultos. Para la producción de los datos, hemos utilizado la cartografia, que consiste en la investigación del entre y que, por si tratar de un plan en movimento, no tiene como prioridad una programación a ser seguida. Como procedimiento para la cartografia, utilizamos la etnografia en las clases y hemos entrevistado doze alunos que han sufrido el proceso de la exclusión durante el trabajo del campo. Para la teorización, nos hemos aproximados de la Filosofia de la Diferencia a partir de los filósofos Michel Foucault, Gilles Deleuze y Félix Guattari, y tambien de la visión progresista de la Educación de Paulo Freire. Con el fin de explicarnos como poden ser los procesos y cuales los mecanismos de exclusión en la EJA, ha sido creados algunos mitos a partir de los dados producidos. La intención de estos mitos es partir de las experiencias locales y buscar alcances mas generales. También realizamos una atividade clara de las practicas utilizadas en las clases de matemáticas escolares y enseñamos como ellas pueden contribuir para la normalización y exclusión del individuoes
dc.description.abstractEste trabalho tem o objetivo de investigar como se deflagra o processo de exclusão escolar de alunos da Educação de Jovens e Adultos. Para a produção de dados, usamos a Cartografia, que consiste em investigar o entre e que, por se tratar de um plano movente, não tem a priori um roteiro a ser seguido. Como procedimentos de pesquisa para a Cartografia, usamos a etnografia nas salas de aula e entrevistamos onze alunos que sofreram o processo de exclusão durante o trabalho de campo. Para teorização, nos aproximamos da Filosofia da Diferença a partir dos filósofos Michel Foucault, Gilles Deleuze e Félix Guattari, e também da visão progressista de Educação de Paulo Freire. A fim de explicarmos como podem ser os processos e quais os mecanismos de exclusão na EJA, foram criados alguns mitos a partir dos dados produzidos. A intenção destes mitos é partir de experiências locais e buscar alcances mais gerais. Também fazemos um exercício desnudamento das práticas comumente usadas nas aulas da Matemática Escolar e mostramos como elas podem contribuir para a normalização e exclusão do indivíduopt
dc.format.extent243 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt
dc.subjectEducação de adultospt
dc.subjectExclusão socialpt
dc.subjectEtnologiapt
dc.subjectEtnomatematicapt
dc.subjectAmbiente escolarpt
dc.subjectDiferença (Filosofia)pt
dc.subjectParanaíba (MS)pt
dc.titlePráticas de exclusão em ambiente escolarpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/03-05-2016/000864377.pdf-
dc.identifier.aleph000864377-
dc.identifier.capes33004137031P7-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.