You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/138873
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTeixeira, Marcos Vieira [UNESP]-
dc.contributor.authorBortoli, Adriana de-
dc.date.accessioned2016-05-25T17:42:08Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:40:11Z-
dc.date.available2016-05-25T17:42:08Z-
dc.date.available2016-10-25T21:40:11Z-
dc.date.issued2016-05-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/138873-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/138873-
dc.description.abstractAnalisar as obras de André Perez y Marin com o intuito de entender tendências e propostas de ensino que possam ter deixado contribuições para a Educação Matemática, é o principal objetivo deste trabalho. A investigação tem como fonte de pesquisa os livros didáticos do referido autor, principalmente, e, decretos, portarias e leis normalizadores do ensino brasileiro, pois são documentos que relatam as modificações no ensino de Matemática ao longo de algumas décadas. A pergunta diretriz desta pesquisa é: “Quais propostas didático-metodológicas de ensino de Matemática estão presentes nas obras de André Perez y Marin?”. Com o intuito de responder tal questão, este estudo fez uso do ferramental teórico-metodológico, vindo da história cultural e valeu-se das buscas pelas estratégias editoriais e políticas de vendagem das obras do referido autor e da metodologia de organização do conhecimento. Pode-se afirmar que André Perez y Marin, em seus livros, apresentou alguns conceitos matemáticos que não estavam nos programas de ensino vigentes à época, como o conceito de funções, que inclusive não era um assunto comumente presente nos livros didáticos do período. Além disso, o autor introduziu alguns elementos do cálculo, mesmo sem ter sido recomendado nos programas oficiais, uma vez que, o Cálculo Diferencial e Integral havia sido excluído dos programas do ensino secundário, desde a reforma Benjamim Constant, ocorrida em 1890; sendo, novamente, proposto apenas em 1929. Concluímos quanto à proposta didático-metodológica, que o autor fez uso, principalmente, do método analítico, nas obras Elementos de Algebra e Aritmética Teorico-Prática, e do método sintético na obra Elementos de Geometria.pt
dc.description.abstractAnalyzing the works of André Marin Perez y Marin in order to understand trends and educational proposals that could have leaved contribution to mathematics education is the main objective of this work. The investigation is a research source of that author's didactic books, mainly and, decrees, orders and standard-setting laws of Brazilian education which are documents that record the changes in mathematics education over several decades. The problem of this research is: "What didactic and methodological proposals mathematics teaching are present in the works of André Perez y Marin Perez? ". In order to answer this question, this study made use of theoretical and methodological tools from the cultural history and took advantage of the search for the editorial strategies and policies-selling works of that author and organization methodology of knowledge. Can be said that Andrew Perez y Marin, in his books, presented some mathematical concepts that were not in the current education programs in effect at the time, such as the concept of function, which also was not a commonly subject in the textbooks of the period. In addition, the author introduced some elements of the calculation, even without having been recommended in official programs, since the Differential and Integral Calculus had been excluded from secondary school programs, from Benjamin Constant reform , which took place in 1890 ; It is again proposed in 1929 only . We conclude about the didactic and methodological proposal, which the author made use mainly of the analytical method in the works Algebra Elements and Arithmetic Theory and Practice, and the synthetic method in the Elements of Geometry work.pt
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.subjectColégio Culto à Ciênciapt
dc.subjectLivros didáticospt
dc.subjectEnsino secundáriopt
dc.subjectSaberes escolarespt
dc.subjectCult of Science Collegept
dc.subjectDidatic booksen
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectSchool knowledgeen
dc.titleUma análise dos livros de André Perez Y Marin: um momento da história da matemática escolar brasileira no início do século XXpt
dc.title.alternativeAn analysis of books André Perez Y Marin: a brazilian school math story time in the twentieth century homeen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)pt
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.aleph000869266pt
dc.identifier.capes33004137031P7-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.