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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/138931Registro de metadados completo
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Scheicher, Marcos Eduardo [UNESP] | - |
| dc.contributor.author | Carvalho, Isabela Feitosa de | - |
| dc.date.accessioned | 2016-06-01T14:27:59Z | - |
| dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:40:13Z | - |
| dc.date.available | 2016-06-01T14:27:59Z | - |
| dc.date.available | 2016-10-25T21:40:13Z | - |
| dc.date.issued | 2016-04-29 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/138931 | - |
| dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/138931 | - |
| dc.description.abstract | Idosos podem apresentar alterações sensório-motoras, as quais interferem no equilíbrio postural, aumentando o risco de quedas. Adicionar informação sensorial pode ser uma alternativa para diminuir o risco de cair. A realidade virtual tem sido utilizada como terapia no desequilíbrio e apresenta resultados satisfatórios para a população idosa. Objetivos: investigar o efeito do treinamento com a tecnologia do Nintendo Wii na velocidade média de marcha e mobilidade de idosas com história de quedas, com e sem a utilização de informação sensorial adicional do tipo tira sub-patelar com almofada. Métodos: Os idosos participantes da pesquisa foram avaliados e divididos em dois grupos: o Grupo I realizou a intervenção apenas com o uso do Nintendo Wii, e o grupo II realizou a pesquisa com o uso do Nintendo Wii e a adição da informação sensorial (tira sub-patelar com almofada). A mobilidade funcional foi avaliada pelo teste Time up and Go e a velocidade de marcha pelo teste de 10m.Os testes foram realizados com e sem o uso da tira sub-patelar. Resultados: Houve significância estatística na comparação pré e pós-treino em ambos os grupos. (TUG: Grupo tira: 0,032 Grupo sem tira: 0,025 VM: Grupo tira: 0,052 Grupo sem tira: 0,002). Não houve diferença significativa com a inclusão da informação sensorial. Conclusão: O treinamento para equilíbrio postural com realidade virtual, com e sem a inclusão da informação sensorial adicional foi eficaz para a melhora da mobilidade funcional e velocidade média de marcha de idosas caidoras. A tira sub-patelar apresentou não maximizou o efeito do treinamento com realidade virtual. | pt |
| dc.language.iso | por | - |
| dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| dc.subject | Educação física adaptada | pt |
| dc.subject | Envelhecimento | pt |
| dc.subject | Acidente por quedas | pt |
| dc.subject | Terapia de exposição a realidade virtual | pt |
| dc.subject | Propriocepção | pt |
| dc.title | Influência do treino com realidade virtual com e sem informação sensorial adicional e efeitos a curto prazo da informação sensorial adicional na mobilidade e velocidade da marcha de idosas caidoras | pt |
| dc.title.alternative | Influence of virtual reality training with and without additional sensory information and short terms effects of additional sensory information in mobility and gait speed of older women fallers | en |
| dc.type | outro | - |
| dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
| dc.identifier.aleph | 000869552 | pt |
| dc.identifier.capes | 33004137066P5 | - |
| Aparece nas coleções: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp | |
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