Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/138973
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Chiaradia, Ana Paula Marins [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Siqueira, Evandro Moreno de | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-07T17:09:46Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:40:26Z | - |
dc.date.available | 2016-06-07T17:09:46Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:40:26Z | - |
dc.date.issued | 2013-12-09 | - |
dc.identifier.citation | SIQUEIRA, Evandro Moreno de. O Raciocínio lógico-matemático: classificação e uso em concursos públicos. 2013. 54 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2013. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/138973 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/138973 | - |
dc.description.abstract | This study offers an analysis of classification of the main issues of logic and logical thinking found in competitive tendering and math tests, according to their concepts and characteristics, whether involving mathematics, or not. Moreover, a research on the evolutionary historic processes of logic according to three major crises of the foundations of mathematics was conducted. This research helped to define Logic as a science that is quite distinctive from Mathematics. In order to relate the logical and the mathematical thinking, three types of knowledge, according to Piaget, were presented, with the logical-mathematical one being among them. The study also includes an insight on the basic concepts of propositional and predicative logic, which aids in the classification of issues of logical thinking, formal logic or related to algebraic, and geometric or arithmetic knowledge, according to the Venn diagrams. Furthermore, the key problems - that are most frequently found in tests are resolved and classified, as it was previously described. As a result, the classification in question was created and exemplified with eighteen logic problems, duly solved and explained | en |
dc.description.abstract | Este trabalho faz uma análise de uma classificação das principais questões de Lógica ou Raciocínio Lógico encontradas em concursos e vestibulares, segundo seus conceitos e características, que envolvem ou não a Matemática. Além disto, é feita uma pesquisa que aborda o processo evolutivo histórico da Lógica segundo três grandes crises dos fundamentos da Matemática, que foram fundamentais para definir a Lógica como ciência distinta da Matemática. Fazendo uma relação entre o raciocínio lógico e o matemático, são apresentados os três tipos de conhecimento segundo a classificação de Piaget, no qual temos o conhecimento lógico-matemático como um deles. É feita uma abordagem dos conceitos básicos da lógica proposicional e predicativa que dão suporte à classificação das questões de Raciocínio Lógico segundo diagramas de Venn, a lógica formal, ou ainda relacionadas ao conhecimento algébrico, aritmético ou geométrico; e as principais questões mais encontradas em concursos, resolvidas e classificadas desta forma. Como resultado, a classificação foi feita e exemplificada através da apresentação e resolução de dezoito questões de lógica | pt |
dc.format.extent | 54 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Logica simbolica e matematica | pt |
dc.subject | Raciocínio | pt |
dc.subject | Concursos públicos | pt |
dc.subject | Reasoning | pt |
dc.title | O Raciocínio lógico-matemático: classificação e uso em concursos públicos | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-05-20/000865117.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000865117 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.