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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139012
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Cavalari, Rosa Maria Feiteiro [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Helena Vaz dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-07T17:10:18Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:40:31Z | - |
dc.date.available | 2016-06-07T17:10:18Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:40:31Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Helena Vaz dos Santos. Os animais não humanos no material didático do programa São Paulo Faz Escola. 2015. 89 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado e licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/139012 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139012 | - |
dc.description.abstract | The relationship between humans and non-human animals dates back to the Prehistoric Era, when groups of humans migrated from the nomadic and extractive stage to sedentariness, starting to develop agriculture and animal husbandry. Ancient Greek philosophy, notably the Aristotelian school of philosophy, posited that nature has not done anything for nothing, and all things have a purpose: plants were created for the sake of animals, and these for the good of men, while the Bible preaches the view that the world was created for the good of men and other species were subordinated to their wants and needs. During the Renaissance, centuries XIV to XVI, anthropocentrism was established as the main philosophical concept. However, in relation to the treatment of animals, Renaissance did not differ substantially from medieval scholasticism, considering animals like machines, devoid of pain and immortal soul. In this context, scientific knowledge about plants, non-human animals and nature in general, is built on anthropocentric values, thus influencing the construction of school education in the disciplines of Science and Biology. Nowadays, at São Paulo state schools, specifically in the Ensino Fundamental II (6th to 9th grade), the program of the discipline Ciências da Natureza e suas Tecnologias is set by the Currículo Oficial do Estado de São Paulo, via the São Paulo Faz Escola Program, implemented by the Secretaria Estadual de Educação in 2010. This documentary research used the methodology of Content Analysis and aimed to analyze the presentation of non-human animals in Caderno do Professor and Caderno do Aluno, from 6th to 9th grades of the discipline Ciências da Natureza e suas Tecnologias. The analysis of the courseware revealed that its contents were influenced by the anthropocentric view, in both implicitly and explicitly ways, conveying anthropomorphic, utilitarian, stereotyped and derogatory statements towards... | en |
dc.description.abstract | A relação entre os homens e os animais não humanos remonta a Era Pré-Histórica, quando grupos de seres humanos migraram do estágio nômade e extrativista para o sedentarismo, passando a desenvolver a agricultura e a domesticação de animais. Na filosofia clássica, a escola Aristotélica postulava que a natureza não fez nada em vão, possuindo tudo um propósito: as plantas foram criadas para o bem dos animais, e estes para o bem dos homens, enquanto a Bíblia prega a visão de que o mundo fora criado para o bem do homem, e as outras espécies estavam subordinadas aos seus desejos e necessidades. Durante o Renascimento, séculos XIV ao XVI, o antropocentrismo afirmou-se como principal base filosófica. Entretanto, em relação ao tratamento aos animais, os renascentistas não diferiram substancialmente da escolástica medieval, considerando os animais como máquinas, desprovidos de dor e alma imortal. Nesse contexto, o conhecimento científico sobre plantas, animais não humanos e a natureza de forma geral, é construído com base em valores antropocêntricos, influenciando dessa forma a construção do ensino escolar das disciplinas de Ciências e Biologia. Atualmente, nas escolas estaduais paulistas, mais especificamente no Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), o ensino da disciplina Ciências da Natureza e suas Tecnologias é estabelecido pelo Currículo Oficial do Estado de São Paulo, por meio do Programa São Paulo Faz Escola, implementado pela Secretaria Estadual de Educação em 2010. Esta pesquisa, do tipo documental, se utilizou da metodologia de Análise de Conteúdo e teve como objetivo analisar a apresentação dos animais não humanos no Caderno do Professor e no Caderno do Aluno, do 6º ao 9º ano, da disciplina Ciências da Natureza e suas Tecnologias. O material didático analisado apresentou conteúdos influenciados pela visão antropocêntrica, tanto de forma implícita... | pt |
dc.format.extent | 89 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | São Paulo Faz Escola | pt |
dc.subject | Educação ambiental | pt |
dc.subject | Ciencia - Estudo e ensino | pt |
dc.subject | Análise documentária | pt |
dc.subject | Ensino - Currículo.s | pt |
dc.subject | Material didático | pt |
dc.subject | São Paulo (Estado) | pt |
dc.title | Os animais não humanos no material didático do programa São Paulo Faz Escola | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-05-17/000865659.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000865659 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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