You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139062
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPaulo, Rosa Monteiro [UNESP]-
dc.contributor.authorCampos, Sheila Ferreira-
dc.date.accessioned2016-06-07T17:10:31Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:40:38Z-
dc.date.available2016-06-07T17:10:31Z-
dc.date.available2016-10-25T21:40:38Z-
dc.date.issued2015-02-05-
dc.identifier.citationCAMPOS, Sheila Ferreira. A construção da ideia de número na educação infantil. 2015. 63 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2015.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/139062-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139062-
dc.description.abstractThis paper seeks to understand-the process by which the child in kindergarten builds the idea of number. Therefore we developed a qualitative study of phenomenological approach that involved field work in the classroom with children of four and five years. Starting from their real-world contexts, their experiences and using the natural language tasks are designed to help the student to go beyond the already known, analyzing how they thinks and what knowledge they bring their lived experience. By interference carried expanded mathematical ideas acquired. The analysis and interpretation of research data shows that the idea of number is built by children from all kinds of relationships created between objects and the world around them, and the more diverse are these experiences, the greater the understanding opportunities and development of mathematical skills and competencies. It showed also that, in kindergarten, children tread just a few ways to build the idea of numberen
dc.description.abstractNeste trabalho, procura-se compreender o processo pelo qual a criança, na Educação Infantil, constrói a ideia de número. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica que envolveu um trabalho de campo na sala de aula com crianças de quatro e cinco anos. Partindo de seus contextos do mundo real, de suas experiências e usando a linguagem natural, foram desenvolvidas tarefas para ajudar o aluno a ir além do já conhecido, analisando como ele pensa e quais conhecimentos trazem de sua experiência vivida. Pelas interferências realizadas, ampliamos as ideias matemáticas adquiridas. A análise e interpretação dos dados da pesquisa mostra que a ideia de número é construída pela criança a partir de todos os tipos de relações criadas entre os objetos e o mundo a sua volta, sendo que, quanto mais diversificadas forem essas experiências, maiores serão as possibilidades de compreensão e desenvolvimento de habilidades e competências matemáticas. Mostrou-se, ainda, que, na Educação Infantil, as crianças trilham alguns caminhos para a construção da ideia de númeropt
dc.format.extent63 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt
dc.subjectAlfabetizaçãopt
dc.subjectEducação de criançaspt
dc.subjectFenomenologiapt
dc.subjectMathematics Study and teachingpt
dc.titleA construção da ideia de número na educação infantilpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-05-20/000865141.pdf-
dc.identifier.aleph000865141-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.