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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139254
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFerraz, Cláudio Benito Oliveira [UNESP]-
dc.contributor.authorSilva, Ailclécia Fernandes-
dc.date.accessioned2016-06-07T17:11:18Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:41:03Z-
dc.date.available2016-06-07T17:11:18Z-
dc.date.available2016-10-25T21:41:03Z-
dc.date.issued2016-01-05-
dc.identifier.citationSILVA, Ailclécia Fernandes. Foto-Geo-Grafia: uma aproximação entre linguagens. 2016. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2016.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/139254-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139254-
dc.description.abstractCurrently we live in an increasingly visual world, where images are used as non-verbal language for different interests. Considering the ease of getting a photograph and the many ways that it can find, understand that this language can be a means of reading the geographic space, appearing as text and not only as illustration for teaching geography. Thus, this work aims to try an approach between artistic photographic language and geographic scientific language, observing how different groups with different ages read the geographic space through photographs. Focusing on the school environment, we have in mind the need to work with the various pictorial means that are increasingly present in textbooks of geography teaching. Here then, as proposed, a trial in which students from elementary and secondary education will shoot what for them is the city. The analysis will be performed observing possible differences and / or common aspects in the photographs according to the age group of students groups, trying to discover how the geographic space is being read by students through images and how this trial can contribute to the basic education of discipline geographyen
dc.description.abstractVivemos atualmente em um mundo cada vez mais imagético, onde as imagens são utilizadas como linguagem não verbal para os mais diversos interesses. Considerando a facilidade de se obter uma fotografia e os muitos sentidos que nela podemos encontrar, entendemos que essa linguagem pode ser um meio de ler o espaço geográfico, apresentando-se como texto e não apenas como ilustração para o ensino de geografia. Sendo assim, este trabalho visa experimentar uma aproximação entre linguagem artística fotográfica e linguagem científica geográfica, observando como diferentes grupos com faixas etárias distintas leem o espaço geográfico através de fotografias. Tendo como foco o ambiente escolar, temos em vista a necessidade de se trabalhar os diversos meios imagéticos que estão cada vez mais presentes nos materiais didáticos do ensino de geografia. Apresentamos então, como proposta, uma experimentação em que alunos do ensino fundamental e médio fotografaram aquilo que para eles representa a cidade. A análise foi realizada observando possíveis diferenças e/ou aspectos comuns nas fotografias de acordo com a faixa etária dos grupos de alunos, procurando descobrir como o espaço geográfico vem sendo lido pelos alunos através de imagens e como esta experimentação pode contribuir no ensino básico da disciplina de geografiapt
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectGeografiapt
dc.subjectGeografia linguisticapt
dc.subjectFotografiapt
dc.subjectGeographypt
dc.titleFoto-Geo-Grafia: uma aproximação entre linguagenspt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-06-01/000865872.pdf-
dc.identifier.aleph000865872-
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