You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139278
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorManzoni, Rosa Maria [UNESP]-
dc.contributor.authorRighetti, Wilza Carla-
dc.date.accessioned2016-06-07T17:11:27Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:41:06Z-
dc.date.available2016-06-07T17:11:27Z-
dc.date.available2016-10-25T21:41:06Z-
dc.date.issued2016-01-22-
dc.identifier.citationRIGHETTI, Wilza Carla. Alfabetização e letramento: as nuances desses fenômenos por meio dos gêneros do discurso. 2016. . Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2016.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/139278-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139278-
dc.description.abstractLiterature sample that the basic literacy with literacy differentiates the development of the citizens forming them to act in critical way in society. This research had as objective to analyze nuances of the basic literacy process and literacy of a pupil who little if express verbally, in the classroom, having the discursivos sorts as entered. Case study is about a research of qualitative interpretativa boarding of the type. The data had been collected by the following instruments: systematic comment, interviews with three professors of the citizen, daily of field and written production of the citizen. The results of the research point, on the other hand, with respect to the education of the writing and initial reading that if restricts to the basic literacy concept as technique of the writing, codification and decoding, without advancing for the basic literacy as apprehension and understanding of meanings. On the other hand, they point that the initial writing is organized to reach only the independent literacy, while the ideological literacy is distant of the pertaining to school universe, in the initial years of Basic Educationen
dc.description.abstractA literatura mostra que a alfabetização com letramento diferencia o desenvolvimento dos sujeitos formando-os para atuarem de modo crítico em sociedade. Esta pesquisa teve como objetivo analisar as nuances do processo de alfabetização e letramento de uma aluna que pouco se expressa oralmente, na sala de aula, tendo os gêneros discursivos como entrada. Trata-se de uma pesquisa de abordagem interpretativa qualitativa do tipo estudo de caso. Os dados foram coletados pelos seguintes instrumentos: observação sistemática, entrevistas com três professores do sujeito, diário de campo e produção escrita do sujeito. Os resultados da pesquisa apontam, por um lado, para o ensino da escrita e leitura inicial que se restringe ao conceito de alfabetização como técnica da escrita, codificação e decodificação, sem avançar para a alfabetização como apreensão e compreensão de significados. Por outro lado, apontam que a escrita inicial está organizada para atingir apenas o letramento autônomo, enquanto o letramento ideológico está distante do universo escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamentalpt
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectAlfabetizaçãopt
dc.subjectAprendizagem verbalpt
dc.subjectGêneros literáriospt
dc.subjectLetramentopt
dc.subjectIncentivo à leiturapt
dc.subjectEducação de criançaspt
dc.subjectDisturbios da falapt
dc.subjectLiteracypt
dc.titleAlfabetização e letramento: as nuances desses fenômenos por meio dos gêneros do discursopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-04-11/000863863.pdf-
dc.identifier.aleph000863863-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.