Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139282
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Manzoni, Rosa Maria [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Letícia do | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-07T17:11:31Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:41:06Z | - |
dc.date.available | 2016-06-07T17:11:31Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:41:06Z | - |
dc.date.issued | 2016-01-29 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Letícia do. A literatura no Ensino Fundamental - anos iniciais: entre o prazer emancipatório e o escolar pragmático. 2016. . Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2016. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/139282 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139282 | - |
dc.description.abstract | The Children's Literature is an invaluable tool for human formation, ethics, aesthetics and politics, as well as serves as an instrument for the formation of interdiscourse and transforms teaching procedures of text written production. Then, the investigation of how the literature is being worked in school. Therefore, in this work, constitutes the general objective, to investigate how the teaching of Children's Literature is organized in the early years of elementary school and if that organization promotes the development of literary literacy of the student, and language skills written and the reader behavior, making it critical on several topics. The question that served as a north to the research was the following one: is Teaching Children's Literature, in the early years of elementary school, organized to develop the literary literacy while acting as a catalyst tool for learning to read and write? Have been established the following objectives: a) describe how the teaching of children's literature is organized (teaching routine) in the 1st, 2nd, 3rd, 4th and 5th years of elementary school ; b) identify the literary genres that have worked in each school year, describe how they are worked out, analyze whether this work is related to the teaching of writing and the nature of that relation ship; c) verify if the Children's Literature teaching procedure seeks ways to articulate literary activities with the establishment of the interdiscourse as content for writing the textual production. The methodology that was included was the field research, from a qualitative interpretation approach and it had as direct data source the natural environment in which it was developed the teaching of Children's Literature. The work presents data results analyzed according to the concepts of Aesthetics of Reception (Iser, 1977; Jauss, 1977), and the functions of Literature, according to Candido (2000), Yasuda (2004), among others. From the results were extracted | en |
dc.description.abstract | A Literatura Infantil é um instrumento valiosíssimo para a formação humana, ética, estética e política, além de servir de instrumento para a formação do interdiscurso e transformar os procedimentos de ensino de produção textual escrita. Daí, então, a investigação de como a Literatura está sendo trabalhada na escola. Assim, neste trabalho, constituiu-se como objetivo geral, investigar como o ensino da Literatura Infantil está organizado nos anos iniciais do Ensino Fundamental e se essa organização promove o desenvolvimento do letramento literário do aluno, e de capacidades de linguagem escrita e comportamento leitor, tornando-o crítico diante de diversos temas. A pergunta que serviu de norte para a pesquisa foi a seguinte: O ensino da Literatura Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, está organizado para desenvolver o letramento literário ao mesmo tempo em que atua como um instrumento catalisador para a aprendizagem da leitura e escrita? Foram estabelecidos como objetivos específicos: a) descrever como o ensino da literatura infantil está organizado (rotina de ensino) no 1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental; b) identificar os gêneros literários que são trabalhados em cada ano escolar, descrever como são trabalhados, analisar se esse trabalho está relacionado com o ensino da escrita e qual a natureza dessa relação. c) verificar se o procedimento de ensino da Literatura Infantil busca formas de articular as atividades literárias com a constituição do interdiscurso como conteúdo para a produção textual escrita. A metodologia adotada foi a da pesquisa de campo, a partir de uma abordagem de interpretação qualitativa e teve como fonte direta de dados o ambiente natural em que foi desenvolvido o ensino da literatura Infantil. O trabalho apresenta, então, resultados de dados analisados à luz dos conceitos da Estética da Recepção (Iser, 1977; Jauss, 1977), e das funções da Literatura... | pt |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Literatura infantojuvenil | pt |
dc.subject | Literatura educacional | pt |
dc.subject | Letramento | pt |
dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação | pt |
dc.subject | Children's literature | pt |
dc.title | A literatura no Ensino Fundamental - anos iniciais: entre o prazer emancipatório e o escolar pragmático | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-04-11/000863748.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000863748 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.