You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139297
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCarlos, Ana Maria [UNESP]-
dc.contributor.advisorTolentino, Célia Aparecida Ferreira [UNESP]-
dc.contributor.authorSantos, Heder Junior dos-
dc.date.accessioned2016-06-07T17:11:56Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:41:08Z-
dc.date.available2016-06-07T17:11:56Z-
dc.date.available2016-10-25T21:41:08Z-
dc.date.issued2012-12-19-
dc.identifier.citationSANTOS, Heder Junior dos. Sertão, literatura e cinema: um diálogo entre José Lins do Rego e Glauber Rocha. 2012. 143 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2012.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/139297-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139297-
dc.description.abstractIn this research, we investigate four Brazilian fictional narratives that took actively for their arrangement the backland territory: Pedra Bonita (1938) and Cangaceiros (1953), by José Lins do Rego, and Deus e o diabo na terra do sol (1964) and O dragão da maldade contra o santo guerreiro (1969), by Glauber Rocha. We presuppose that the two novels and two films, even if produced in a historical gap of thirty-one years, when they elect the backland space, the narratives behave and congregate an inquietude with the direction that the peripheral modernity assumed in Brazil. Different styles of narrating that spatiality and its comprehension show the authors‟ different conceptions about the politics and aesthetics. Searching to apprehend in novels and movies, however, these private records, fix the literary and the cinematographic spaces comprehension as social space, while require the analysis about the connections between these spaces and the dynamics of Brazilian social lifeen
dc.description.abstractNeste trabalho, investigamos quatro narrativas ficcionais brasileiras que assumiram de modo ativo para seu arranjo o território sertanejo: Pedra Bonita (1938) e Cangaceiros (1953), do escritor paraibano José Lins do Rego, e Deus e o diabo na terra do sol (1964) e O dragão da maldade contra o santo guerreiro (1969), do cineasta baiano Glauber Rocha. Partimos do pressuposto de que os dois romances e os dois longas-metragens, mesmo que produzidos em um hiato histórico de trinta e um anos, ao elegerem o ambiente rural-sertão comportam e congregam uma inquietação com os rumos que a modernidade periférica assumia no Brasil. Os estilos diferentes de narrar tal espacialidade e de entendê-la mostram as distintas concepções dos autores sobre a política e, consecutivamente, sobre a estética. Buscar apreender nos romances e nos filmes, todavia, estes registros particulares do mundo social fixa a compreensão do espaço literário e do cinematográfico como espaço social, ao mesmo tempo em que exige a interpretação das conexões entre estes espaços e as dinâmicas da vida social brasileirapt
dc.format.extent143 f. : il. color.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectRêgo, José Lins do 1901-1957pt
dc.subjectRocha, Glauber 1939-1981pt
dc.subjectFicção brasileirapt
dc.subjectRegionalismopt
dc.subjectCinema e literaturapt
dc.subjectArte e sociedadept
dc.subjectRegionalismpt
dc.titleSertão, literatura e cinema: um diálogo entre José Lins do Rego e Glauber Rochapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/17-05-2016/000865209.pdf-
dc.identifier.aleph000865209-
dc.identifier.capes33004048019P1-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.