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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139459
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dc.contributor.advisorMonteiro, Isabel Cristina de Castro [UNESP]-
dc.contributor.authorGois, Anália Maria Dias-
dc.date.accessioned2016-06-13T17:53:26Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:41:29Z-
dc.date.available2016-06-13T17:53:26Z-
dc.date.available2016-10-25T21:41:29Z-
dc.date.issued2016-03-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/139459-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139459-
dc.description.abstractEste trabalho foi realizado com o objetivo de investigar o desenvolvimento da autonomia do aluno inserido na metodologia das Oficinas de Aprendizagem, segundo os critérios de autonomia propostos por Paiva (2006). Primeiramente, buscou-se resgatar de um grupo focal de alunos, suas memórias nos depoimentos orientados por um roteiro de perguntas. A investigação direcionou atenção à análise dos indícios de autonomia apresentados nos turnos de fala do grupo entrevistado, alunos imersos há três anos nas Oficinas de Aprendizagem. A seguir, entrevistamos outro grupo de alunos, iniciantes na metodologia, fazendo uma comparação entre os indícios encontrados nos turnos de fala de ambos os grupos. A análise dos dados nos mostra que os alunos observam muito as dimensões sociais e individual e sua relação com o processo de aprendizagem. Os resultados apresentados no primeiro grupo focal demonstram que a metodologia das Oficinas de Aprendizagem parece ter contribuído para um perfil de jovens mais amadurecidos e autônomos, enquanto que os mais jovens ainda têm uma perspectiva discursiva que dificulta a identificação de maiores parâmetros relativos à autonomia discente.pt
dc.description.abstractThis study was accomplished to investigate the development of the learner autonomy inserted into the methodology of Learning Workshops, according to autonomy criteria proposed by Paiva (2006). First of all, we sought to rescue from a focus group of students, their memories in guided testimonials by a script of questions. The research directed attention to analysis of the evidence of autonomy presented in the speech shifts of the interviewed group, students immersed for three years in the Learning Workshops. Next, we interviewed other group of students, beginners in the methodology, making a comparison with the found evidence in the speech shifts in both groups. The analysis of the data showed us that the students notice the social and individual dimensions more and their relationship with the learning process. The results presented in the first focus group demonstrated that the methodology of Learning Workshops seem to have contributed to more mature and independent young students while the younger ones still have a discursive perspective which makes it difficult the identification about major parameters concerning the student autonomy.en
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.subjectOficinas de aprendizagempt
dc.subjectMetodologiapt
dc.subjectAutonomiapt
dc.subjectLearning Workshopsen
dc.subjectMethodologyen
dc.subjectAutonomyen
dc.titleUm estudo da autonomia no contexto da metodologia das oficinas de aprendizagempt
dc.title.alternativeA study of learners’ autonomy in the context of learning workshops methodologyen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)pt
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.aleph000872750pt
dc.identifier.capes33004056079P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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