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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139581
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAmorim, Joni de Almeida-
dc.contributor.authorRego, Izabel de Moraes Sarmento-
dc.contributor.authorRocha, José Macario de Siqueira-
dc.contributor.authorMiskulin, Rosana Giaretta Sguerra-
dc.date.accessioned2016-06-28T17:30:49Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:41:46Z-
dc.date.available2016-06-28T17:30:49Z-
dc.date.available2016-10-25T21:41:46Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 10., 2009, Águas de Lindóia. Formação de Professores e a Prática Docente: os dilemas contemporâneos... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2009. p. 7307-7320-
dc.identifier.issn2175-7054-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/139581-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139581-
dc.description.abstractO presente trabalho traz duas propostas para formação continuada de educadores com uso de vídeos, no ensino presencial e a distância. Primeiramente serão apresentadas as características e os resultados de um curso de extensão com vistas à formação de professores universitários para o uso de vídeos no ensino presencial e no ensino a distância. Para tanto, serão utilizados dados já coletados e algumas análises preliminares. A seguir, será apresentada uma proposta de curso de extensão voltado para educadores dos diversos níveis enfocando a utilização de vídeos em sala de aula. O curso proposto terá a duração de cem horas, entre momentos a distância e presenciais. O texto também discute aspectos das políticas públicas relativos ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no Processo de Ensinar e Aprender assim como na Formação Docente inicial e continuada, destacando o Decreto n° 6.755, de 29 de janeiro de 2009, relativo à Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica do Ministério da Educação. O trabalho em questão pretende contribuir para a discussão em torno dos dilemas contemporâneos relativos à formação inicial e continuada de professores tendo como foco os potenciais benefícios da utilização de multimídia, de forma geral, e dos vídeos, de modo específico. Em especial, será focada a questão do letramento digital na formação de professores, mostrando como o domínio das TIC pode contribuir positivamente para o letramento digital de professores e, conseqüentemente, dos seus alunos.pt
dc.format.extent7307-7320-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.titleFormação continuada de educadores para o uso de vídeos no ensino presencial e no ensino a distância: a multimídia e os dilemas contemporâneos do letramento digitalpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP)-
dc.contributor.institutionUniversidade Politécnica de Valência (UPV)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP)-
dc.description.affiliationUniversidade Politécnica de Valência (UPV)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Matemática, Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2175-7054-2009-7307-7320.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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