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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139589
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAriosi, Cinthia Magda Fernandes-
dc.contributor.authorDal Ri, Neusa Maria-
dc.date.accessioned2016-06-28T17:30:52Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:41:47Z-
dc.date.available2016-06-28T17:30:52Z-
dc.date.available2016-10-25T21:41:47Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 2994-3003-
dc.identifier.issn9708-2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/139589-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139589-
dc.description.abstractNeste artigo temos por objetivo apresentar as habilidades profissionais que os educadores italianos apresentam na promoção da participação da família na gestão social na escola de educação infantil. Foram selecionadas quatro cidades na Itália: Reggio Emilia, Pistóia, Turim e Milão para a coleta dos dados. Utilizamos a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e entrevistamos representantes dos grupos sociais envolvidos no cotidiano das escolas. A participação da família na educação infantil italiana é uma prática que esta consolidada, porém já sente os reflexos do contexto político, social e econômico do neoliberalismo atual, diante disso alguns desafios se colocam aos educadores, visto que são eles que tem o primeiro contato com os pais e apresentam a proposta de participação na escola. O vínculo educador – família determina o envolvimento da família na gestão da escola, pois o grau de confiança que os pais tem no educador reflete a confiança na instituição. A comunicação é o instrumento fundamental para a construção do sentimento de pertença, que é sentir-se parte, usuário e provedor do processo de educação. Na perspectiva italiana, a escola é de todos e para todos, por isso a participação é um processo que faz parte da vida da instituição. Mesmo que esteja um pouco enfraquecida nas grandes cidades, a participação nas escolas de educação infantil da região norte da Itália é uma pratica cultural muito difundida e ainda muito estimulada pelos educadores.pt
dc.format.extent2994-3003-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectParticipaçãopt
dc.subjectGestãopt
dc.subjectEducação infantilpt
dc.titleO profissional da educação infantil na Itália: promotor da participação na gestão social na escolapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Administração e Supervisão Escolar, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília (FFC)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2236-9708-2011-2994-3003.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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