Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139593
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Azevedo, Maria Antonia Ramos de | - |
dc.contributor.author | Cunha, Maria Isabel da | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-28T17:30:53Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:41:47Z | - |
dc.date.available | 2016-06-28T17:30:53Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:41:47Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 5724-5734 | - |
dc.identifier.issn | 9708-2011 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/139593 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139593 | - |
dc.description.abstract | A emergência da preparação para a docência em Curso de Pós-Graduação stricto sensu se apresenta com muita força no contexto da massificação e interiorização da educação superior no Brasil. Esses Cursos têm a formação para a pesquisa como mote principal, distanciando-se da compreensão da indissociabilidade dessa função com o ensino e a extensão. Numa iniciativa pontual, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), instituiu a disciplina intitulada “Preparação Pedagógica” oferecida aos alunos de pós-graduação. Esse estudo tomou seis professores dessa disciplina como interlocutores e através de entrevistas, observação de aulas e análise documental dos planos de ensino procurou compreender suas concepções e práticas. De acordo com os professores, ao organizar e desenvolver essa disciplina eles também se revisam profissionalmente, especialmente levando em conta a complexidade que vivem ao ter de pensar, atuar e ser professor universitário que está formando seus próprios pares. Reconhecem a importância dos saberes pedagógicos como elemento fundamental para o exercício profissional e expressam a crença de que a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão pode ser discutida e vivenciada por seus alunos. As conclusões do estudo apontam para a importância e a manutenção de espaços formativos na universidade que possibilitem a construção identitária do professor e do futuro professor universitário em distintos lugares, priorizando aqueles que têm força institucional reconhecida e legitimada. Essa condição precisa ser estendida para as políticas públicas em assumirem a responsabilidade institucional pela qualificação dos professores que atuam na educação superior. | pt |
dc.format.extent | 5724-5734 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.subject | Ensino | pt |
dc.subject | Pesquisa | pt |
dc.subject | Preparação Pedagógica | pt |
dc.subject | Docência | pt |
dc.title | O desafio da docência na visão dos professores universitários no âmbito da pós-graduação | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.contributor.institution | Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) | - |
dc.description.affiliation | Universdade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Instituto de Biociências (IBRC), Rio Claro | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2236-9708-2011-5724-5734.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.