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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139593
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAzevedo, Maria Antonia Ramos de-
dc.contributor.authorCunha, Maria Isabel da-
dc.date.accessioned2016-06-28T17:30:53Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:41:47Z-
dc.date.available2016-06-28T17:30:53Z-
dc.date.available2016-10-25T21:41:47Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 5724-5734-
dc.identifier.issn9708-2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/139593-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139593-
dc.description.abstractA emergência da preparação para a docência em Curso de Pós-Graduação stricto sensu se apresenta com muita força no contexto da massificação e interiorização da educação superior no Brasil. Esses Cursos têm a formação para a pesquisa como mote principal, distanciando-se da compreensão da indissociabilidade dessa função com o ensino e a extensão. Numa iniciativa pontual, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), instituiu a disciplina intitulada “Preparação Pedagógica” oferecida aos alunos de pós-graduação. Esse estudo tomou seis professores dessa disciplina como interlocutores e através de entrevistas, observação de aulas e análise documental dos planos de ensino procurou compreender suas concepções e práticas. De acordo com os professores, ao organizar e desenvolver essa disciplina eles também se revisam profissionalmente, especialmente levando em conta a complexidade que vivem ao ter de pensar, atuar e ser professor universitário que está formando seus próprios pares. Reconhecem a importância dos saberes pedagógicos como elemento fundamental para o exercício profissional e expressam a crença de que a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão pode ser discutida e vivenciada por seus alunos. As conclusões do estudo apontam para a importância e a manutenção de espaços formativos na universidade que possibilitem a construção identitária do professor e do futuro professor universitário em distintos lugares, priorizando aqueles que têm força institucional reconhecida e legitimada. Essa condição precisa ser estendida para as políticas públicas em assumirem a responsabilidade institucional pela qualificação dos professores que atuam na educação superior.pt
dc.format.extent5724-5734-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectEnsinopt
dc.subjectPesquisapt
dc.subjectPreparação Pedagógicapt
dc.subjectDocênciapt
dc.titleO desafio da docência na visão dos professores universitários no âmbito da pós-graduaçãopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionUniversidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)-
dc.description.affiliationUniversdade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Instituto de Biociências (IBRC), Rio Claro-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2236-9708-2011-5724-5734.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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