You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139594
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAzevedo, Tânia Cristina Arantes Macedo de-
dc.contributor.authorSimon, Elias José-
dc.contributor.authorOlivieri, Johnny Rizzieri-
dc.contributor.authorAvolio, Edwin-
dc.date.accessioned2016-06-28T17:30:53Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:41:48Z-
dc.date.available2016-06-28T17:30:53Z-
dc.date.available2016-10-25T21:41:48Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 2537-2547-
dc.identifier.issn9708-2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/139594-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139594-
dc.description.abstractA universidade pública brasileira é prerrogativa dos socialmente bem-nascidos? É o paraíso da classe média, o lugar onde, por excelência, suas práticas se desenvolvem, como muitos professam? A Unesp, tem a sua especificidade nesse contexto? Estas e outras questões sempre estiveram presentes nas discussões colegiadas da Unesp e na própria Vunesp. Não há dúvida de que a democratização do acesso ao ensino superior e o intento de torná-lo mais inclusivo constitui uma das principais preocupações das universidades públicas. Isso é explicável pelo reduzido percentual de vagas que as instituições federais e estaduais conseguem oferecer. As universidades públicas estão fazendo um esforço enorme para diminuir essa demanda, mas o desafio é imenso. O problema de vagas públicas para o ensino superior é crônico e exige políticas públicas complexas e articuladas entre as diversas secretarias de estado e as universidades. No entanto, a questão de formação de professores da educação básica em exercício, em especial da educação infantil e dos primeiros anos do ensino fundamental, apresenta-se como mais séria, considerando que sobre esses professores recai a formação de novas gerações. Esse trabalho promove análise sistemática do perfil socioeconômico dos candidatos ao Curso de Pedagogia da Unesp/Univesp, comparando-o com os demais candidatos aos cursos de Pedagogia da Unesp. Os dados revelam que docentes em exercício se apresentam com faixa etária superior, que concluíram a educação básica há mais anos que os demais candidatos e que possuem capital cultural inferior, diminuindo sobremaneira a sua competitividade em processos seletivos universais. Tais características por si só justificam políticas públicas específicas nas universidades públicas para formação de professores em exercício.pt
dc.format.extent2537-2547-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.titleAnálise das características socioeconômicas dos candidatos ao curso de Pedagogia da UNESP/UNIVESP comparado com os da UNESPpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Economia, Sociologia e Tecnologia, Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu (FCA)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Física, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto (IBILCE)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Engenharia Elétrica, Faculdade de Engenharia de Bauru (FEB)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2236-9708-2011-2537-2547.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.