Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139604
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Batista, Érika Regina Caporal Costa | - |
dc.contributor.author | Zaniolo, Leandro Osni | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-28T17:30:56Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:41:49Z | - |
dc.date.available | 2016-06-28T17:30:56Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:41:49Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 5154-5165 | - |
dc.identifier.issn | 9708-2011 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/139604 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139604 | - |
dc.description.abstract | No Brasil, os movimentos históricos que impulsionaram as propostas de inclusão escolar das pessoas com deficiência, são relativamente recentes e mostram-se em constante (re) construção. Nas décadas de 1970 e 1980 do século XX, os debates acerca da integração social obtiveram maior relevância e a partir dos anos 1990, com o advento das propostas de inclusão escolar no ensino regular, tais discussões permanecem ocorrendo em meio a conflitos e contradições. Uma questão tida como principal diz respeito à formação de professores e o impacto que a ação docente pode representar para o êxito desse processo. O objetivo deste estudo foi analisar a prática docente de três professoras frente à proposta de inclusão escolar de um aluno surdo no ensino fundamental regular, caracterizando as ações realizadas, por meio da observação do contexto de sala de aula e de entrevistas semi-estruturadas com as professoras. A análise dos dados, de natureza qualitativa, considerou fatores como a formação das professoras, as concepções e ações que as professoras apresentaram relacionadas com a inclusão do aluno surdo. Os resultados indicam que questões que envolvem o ensino, a prática docente e as concepções relacionadas com a inclusão escolar, precisam ser identificadas, discutidas, analisadas e disponibilizadas aos profissionais da educação de forma a contribuir para uma prática docente mais coerente e eficaz. Foi evidenciado no estudo que as contradições do processo de inclusão escolar refletem os múltiplos sentidos conferidos pelas professoras ao processo de ensino e aprendizagem, a ponto de influenciar e, por vezes, determinar as ações docentes. | pt |
dc.format.extent | 5154-5165 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.subject | Inclusão escolar | pt |
dc.subject | Prática docente | pt |
dc.subject | Formação de professores | pt |
dc.subject | Surdez | pt |
dc.title | Proposta de inclusão de aluno surdo no ensino fundamental regular: algumas considerações sobre ação docente | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR), Araraquara | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2236-9708-2011-5154-5165.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.