Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139608
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Benetti, Bernadete | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-28T17:30:57Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:41:49Z | - |
dc.date.available | 2016-06-28T17:30:57Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:41:49Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 1175-1186 | - |
dc.identifier.issn | 9708-2011 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/139608 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139608 | - |
dc.description.abstract | Apresento neste trabalho parte da pesquisa que tem por objetivo analisar perspectivas didáticas de professores para o Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). A pesquisa se desenvolve desde 2010, segundo paradigma qualitativo, com diferentes procedimentos de coleta de dados, como questionários, entrevistas e observações. As atividades ocorrem em uma Escola Municipal de uma cidade do interior do Estado de São Paulo, Brasil, com encontros em Horários de Estudo Coletivo, em datas combinadas. O grupo compreende vinte e dois docentes, divididos em duas turmas, uma que se encontra no período da manhã e outra à tarde. O acompanhamento das professoras no âmbito dessa pesquisa procurou constituir um diálogo formador. Nos primeiros encontros as professoras apresentaram um quadro do seu trabalho com a temática, revelando dificuldades com conteúdos e disponibilidade de materiais. Constatou-se a valorização de atividades práticas, como possibilidade metodológica para o Ensino de Ciências. Em vista da grande expectativa de orientações práticas para trabalho em sala de aula, adotou-se a estratégia de oficinas para subsidiar ações mais imediatas e fomentar o diálogo. As professoras se envolveram com a construção de materiais e o aprofundamento de conceitos, manifestando espontaneamente sua potencial aplicabilidade. Apenas poucas docentes conseguiram aproveitar tais discussões em suas aulas. Percebe-se que, apesar de as oficinas representarem momentos significativos de aprendizagem e de se repensar a prática pedagógica, não dão conta de provocar mudanças imediatas e gerais. Embora a maioria das docentes anseie por mudanças, na hora de efetivá-las não conseguem alterar facilmente suas rotinas, privilegiando sequências tradicionais e bem estabelecidas. | pt |
dc.format.extent | 1175-1186 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.subject | Formação de professores | pt |
dc.subject | Ensino de ciências | pt |
dc.subject | Perspectivas didáticas | pt |
dc.title | O ensino de ciencias nas séries iniciais do ensino fundamental: construindo diálogos em formação continuada | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2236-9708-2011-1175-1186.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.