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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139630
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Caetano, Aline de Souza | - |
dc.contributor.author | Haga, Kuniko Iwamoto | - |
dc.contributor.author | Haga, Mario Susumo | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-28T17:31:04Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:41:52Z | - |
dc.date.available | 2016-06-28T17:31:04Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:41:52Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 10., 2009, Águas de Lindóia. Formação de Professores e a Prática Docente: os dilemas contemporâneos... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2009. p. 5606-5618 | - |
dc.identifier.issn | 2175-7054 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/139630 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139630 | - |
dc.description.abstract | Diversas são as componentes educacionais relacionadas à motivação ou, à desmotivação dos alunos para a aprendizagem, sobretudo na educação formal nas atuais condições das escolas públicas. Podemos afirmar que estas componentes educacionais são mais determinantes na qualidade do ensino dos alunos de escolas públicas em geral. E entre elas, destacamos a avaliação escolar, o processo que está relacionado com a motivação do tipo aversivo ou de discriminatório engrandecimento do ego, criando grupos de excelência e de mediocridade. Apresentamos no presente artigo, resultados de pesquisa de um projeto de avaliação alternativa desenvolvida em uma escola pública sem descaracterizá-la quanto às suas tradicionais vocações e finalidades. Foi elaborada uma série de regras norteando práticas de avaliação da aprendizagem que, de forma geral, promoveu um salutar “feedback” praticado pelos próprios alunos e eventuais intervenções dos professores. Entre todos os diferenciais, destacamos a avaliação em duas fases: a de aplicação sem conhecimento de questões e a reaplicação com questões conhecidas e na maioria resolvidas pelos seus companheiros de grupos de estudo. Os dados constituídos permitem afirmar que a evolução no desempenho dos alunos foi notoriamente positiva e, desta forma, elevando a auto-estima da maioria dos estudantes, contribuindo para melhor aprendizagem, alcançando motivação do tipo engrandecimento de ego e uma provável motivação de impulso cognitivo. | pt |
dc.format.extent | 5606-5618 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.subject | Avaliação alternativa | pt |
dc.subject | Desempenho dos alunos | pt |
dc.subject | Grupos de estudo | pt |
dc.title | A avaliação escolar e a motivação para a aprendizagem dos alunos em uma escola pública | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departaemnto de Biologia e Zootecnia, Faculdade de Engenharia (FEIS) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia (FEIS) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2175-7054-2009-5606-5618.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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