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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139630
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCaetano, Aline de Souza-
dc.contributor.authorHaga, Kuniko Iwamoto-
dc.contributor.authorHaga, Mario Susumo-
dc.date.accessioned2016-06-28T17:31:04Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:41:52Z-
dc.date.available2016-06-28T17:31:04Z-
dc.date.available2016-10-25T21:41:52Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 10., 2009, Águas de Lindóia. Formação de Professores e a Prática Docente: os dilemas contemporâneos... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2009. p. 5606-5618-
dc.identifier.issn2175-7054-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/139630-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139630-
dc.description.abstractDiversas são as componentes educacionais relacionadas à motivação ou, à desmotivação dos alunos para a aprendizagem, sobretudo na educação formal nas atuais condições das escolas públicas. Podemos afirmar que estas componentes educacionais são mais determinantes na qualidade do ensino dos alunos de escolas públicas em geral. E entre elas, destacamos a avaliação escolar, o processo que está relacionado com a motivação do tipo aversivo ou de discriminatório engrandecimento do ego, criando grupos de excelência e de mediocridade. Apresentamos no presente artigo, resultados de pesquisa de um projeto de avaliação alternativa desenvolvida em uma escola pública sem descaracterizá-la quanto às suas tradicionais vocações e finalidades. Foi elaborada uma série de regras norteando práticas de avaliação da aprendizagem que, de forma geral, promoveu um salutar “feedback” praticado pelos próprios alunos e eventuais intervenções dos professores. Entre todos os diferenciais, destacamos a avaliação em duas fases: a de aplicação sem conhecimento de questões e a reaplicação com questões conhecidas e na maioria resolvidas pelos seus companheiros de grupos de estudo. Os dados constituídos permitem afirmar que a evolução no desempenho dos alunos foi notoriamente positiva e, desta forma, elevando a auto-estima da maioria dos estudantes, contribuindo para melhor aprendizagem, alcançando motivação do tipo engrandecimento de ego e uma provável motivação de impulso cognitivo.pt
dc.format.extent5606-5618-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectAvaliação alternativapt
dc.subjectDesempenho dos alunospt
dc.subjectGrupos de estudopt
dc.titleA avaliação escolar e a motivação para a aprendizagem dos alunos em uma escola públicapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departaemnto de Biologia e Zootecnia, Faculdade de Engenharia (FEIS)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia (FEIS)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2175-7054-2009-5606-5618.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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