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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139631
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Caetano, Aline de Souza | - |
dc.contributor.author | Haga, Mario Susumo | - |
dc.contributor.author | Haga, Kuniko Iwamoto | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-28T17:31:05Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:41:52Z | - |
dc.date.available | 2016-06-28T17:31:05Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:41:52Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 3730-3737 | - |
dc.identifier.issn | 9708-2011 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/139631 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139631 | - |
dc.description.abstract | Na prática, a avaliação tem desempenhado um papel mais político que pedagógico, pois não é usada como um recurso metodológico de reorientação do processo de ensino-aprendizagem. Ao invés disso é desenvolvida como instrumento e poder, de controle, tanto por parte do sistema social, como pela escola, pelo professor e quanto pelos próprios pais. O projeto de avaliação foi realizado em uma sala da 6ª série do Ensino Fundamental de uma escola estadual. Referendado por resultados de pesquisas realizados com estudantes universitários e do Ensino Médio de uma escola pública que apresentaram desempenhos escolares melhores com a participação no projeto, realizamos estudos de processo pedagógico para mudar o enfoque da avaliação tradicional, da atribuição de notas aos alunos e a classificação em aptos e não aptos, para valorização da aprendizagem, fundamentados nas lógicas da avaliação formativa e fundamentos das teorias da educação. Com práticas de aprendizagem cooperativa, em estudos abertos e dirigidos, um grupo, de alunos do Ensino Fundamental foi motivado a retomar os conteúdos de uma prova passada em um processo de recuperação contínua, com a prática de mediação da aprendizagem pelo professor tendo como recurso pedagógico a prova. Os resultados, ainda que preliminares, são bastante promissores, justificando a continuidade e aprofundamento das investigações quanto à validade da proposta também no Ensino Fundamental. | pt |
dc.description.sponsorship | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.format.extent | 3730-3737 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.subject | Avaliação | pt |
dc.subject | Recuperação contínua | pt |
dc.subject | Formação de professores | pt |
dc.title | Uma proposta de avaliação diferenciada e a motivação para a aprendizagem de em uma escola pública de ensino fundamental | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Unversidade Estadual Paulista (UNESP), Departemento de Biologia e Zootecnia, Faculdade de Engenharia (FEIS), Ilha Solteira | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2236-9708-2011-3730-3737.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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