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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139631
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCaetano, Aline de Souza-
dc.contributor.authorHaga, Mario Susumo-
dc.contributor.authorHaga, Kuniko Iwamoto-
dc.date.accessioned2016-06-28T17:31:05Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:41:52Z-
dc.date.available2016-06-28T17:31:05Z-
dc.date.available2016-10-25T21:41:52Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 3730-3737-
dc.identifier.issn9708-2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/139631-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139631-
dc.description.abstractNa prática, a avaliação tem desempenhado um papel mais político que pedagógico, pois não é usada como um recurso metodológico de reorientação do processo de ensino-aprendizagem. Ao invés disso é desenvolvida como instrumento e poder, de controle, tanto por parte do sistema social, como pela escola, pelo professor e quanto pelos próprios pais. O projeto de avaliação foi realizado em uma sala da 6ª série do Ensino Fundamental de uma escola estadual. Referendado por resultados de pesquisas realizados com estudantes universitários e do Ensino Médio de uma escola pública que apresentaram desempenhos escolares melhores com a participação no projeto, realizamos estudos de processo pedagógico para mudar o enfoque da avaliação tradicional, da atribuição de notas aos alunos e a classificação em aptos e não aptos, para valorização da aprendizagem, fundamentados nas lógicas da avaliação formativa e fundamentos das teorias da educação. Com práticas de aprendizagem cooperativa, em estudos abertos e dirigidos, um grupo, de alunos do Ensino Fundamental foi motivado a retomar os conteúdos de uma prova passada em um processo de recuperação contínua, com a prática de mediação da aprendizagem pelo professor tendo como recurso pedagógico a prova. Os resultados, ainda que preliminares, são bastante promissores, justificando a continuidade e aprofundamento das investigações quanto à validade da proposta também no Ensino Fundamental.pt
dc.description.sponsorshipPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.format.extent3730-3737-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectAvaliaçãopt
dc.subjectRecuperação contínuapt
dc.subjectFormação de professorespt
dc.titleUma proposta de avaliação diferenciada e a motivação para a aprendizagem de em uma escola pública de ensino fundamentalpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUnversidade Estadual Paulista (UNESP), Departemento de Biologia e Zootecnia, Faculdade de Engenharia (FEIS), Ilha Solteira-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2236-9708-2011-3730-3737.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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