Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139659
- Title:
- Bibliobrinquedoteca: um espaço de brincar, jogar, ler, sonhar e de viver
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 9708-2011
- Apresentamos nessa comunicação os estudos e as ações decorrentes do planejamento, execução, acompanhamento e implementação de uma bibliobrinquedoteca, aqui entendido como um espaço criado para brincar, jogar e ler, destinado a 70 crianças, de 2 a 5 anos, seus educadores e familiares. Os estudos para a criação e uso desse espaço tiveram início em março 2010 a partir de convite do conselho gestor da creche. O objetivo do projeto, inicialmente, era planejar a execução e implantação de uma biblioteca. Sabemos que a criação desses espaços para criança de educação infantil requer um estudo aprofundado o que possibilitou a interface da Pedagogia, Psicologia, Arquitetura, Designer entre outras. Os estudos realizados culminaram com a realização de uma pesquisa sobre desenvolvimento / crescimento infantil, com a formação continuada da equipe de educadores – mediadores de leitura e dos conhecimentos de arquitetura e do design específico infantil. Tais estudos buscaram criar um espaço de livros, brinquedos, jogos e mobiliário que atendessem aos desejos e necessidades das crianças e dos educadores. Os encontros mensais de formação junto aos educadores da creche oportunizam estudos que refletem no planejamento pedagógico, bem como a sua realização e posterior avaliação. As mudanças decorrentes das ações do projeto têm permitido aos educadores instigar e apoiar as ações das crianças com o mundo no seu entorno, que buscam despertar os sentidos e interesses dessas crianças, tornando o espaço atrativo, confortável, desafiador e companheiro, apoiando suas ações de descoberta e compreensão do mundo e melhorando, também, as condições dos profissionais atuantes.
- 2011
- CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6534-6543
- 6534-6543
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
- Espaços lúdicos
- Educação Infantil
- Formação de Educadores de educação Infantil
- Objetos lúdicos
- http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/139659
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.