Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139659
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Caversan, Adriana Lima | - |
dc.contributor.author | Kobayashi, Maria do Carmo Monteiro | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-28T17:31:11Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:41:56Z | - |
dc.date.available | 2016-06-28T17:31:11Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:41:56Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6534-6543 | - |
dc.identifier.issn | 9708-2011 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/139659 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139659 | - |
dc.description.abstract | Apresentamos nessa comunicação os estudos e as ações decorrentes do planejamento, execução, acompanhamento e implementação de uma bibliobrinquedoteca, aqui entendido como um espaço criado para brincar, jogar e ler, destinado a 70 crianças, de 2 a 5 anos, seus educadores e familiares. Os estudos para a criação e uso desse espaço tiveram início em março 2010 a partir de convite do conselho gestor da creche. O objetivo do projeto, inicialmente, era planejar a execução e implantação de uma biblioteca. Sabemos que a criação desses espaços para criança de educação infantil requer um estudo aprofundado o que possibilitou a interface da Pedagogia, Psicologia, Arquitetura, Designer entre outras. Os estudos realizados culminaram com a realização de uma pesquisa sobre desenvolvimento / crescimento infantil, com a formação continuada da equipe de educadores – mediadores de leitura e dos conhecimentos de arquitetura e do design específico infantil. Tais estudos buscaram criar um espaço de livros, brinquedos, jogos e mobiliário que atendessem aos desejos e necessidades das crianças e dos educadores. Os encontros mensais de formação junto aos educadores da creche oportunizam estudos que refletem no planejamento pedagógico, bem como a sua realização e posterior avaliação. As mudanças decorrentes das ações do projeto têm permitido aos educadores instigar e apoiar as ações das crianças com o mundo no seu entorno, que buscam despertar os sentidos e interesses dessas crianças, tornando o espaço atrativo, confortável, desafiador e companheiro, apoiando suas ações de descoberta e compreensão do mundo e melhorando, também, as condições dos profissionais atuantes. | pt |
dc.format.extent | 6534-6543 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.subject | Espaços lúdicos | pt |
dc.subject | Educação Infantil | pt |
dc.subject | Formação de Educadores de educação Infantil | pt |
dc.subject | Objetos lúdicos | pt |
dc.title | Bibliobrinquedoteca: um espaço de brincar, jogar, ler, sonhar e de viver | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Faculdade de Ciências (FC) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2236-9708-2011-6534-6543.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.