You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139659
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCaversan, Adriana Lima-
dc.contributor.authorKobayashi, Maria do Carmo Monteiro-
dc.date.accessioned2016-06-28T17:31:11Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:41:56Z-
dc.date.available2016-06-28T17:31:11Z-
dc.date.available2016-10-25T21:41:56Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6534-6543-
dc.identifier.issn9708-2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/139659-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139659-
dc.description.abstractApresentamos nessa comunicação os estudos e as ações decorrentes do planejamento, execução, acompanhamento e implementação de uma bibliobrinquedoteca, aqui entendido como um espaço criado para brincar, jogar e ler, destinado a 70 crianças, de 2 a 5 anos, seus educadores e familiares. Os estudos para a criação e uso desse espaço tiveram início em março 2010 a partir de convite do conselho gestor da creche. O objetivo do projeto, inicialmente, era planejar a execução e implantação de uma biblioteca. Sabemos que a criação desses espaços para criança de educação infantil requer um estudo aprofundado o que possibilitou a interface da Pedagogia, Psicologia, Arquitetura, Designer entre outras. Os estudos realizados culminaram com a realização de uma pesquisa sobre desenvolvimento / crescimento infantil, com a formação continuada da equipe de educadores – mediadores de leitura e dos conhecimentos de arquitetura e do design específico infantil. Tais estudos buscaram criar um espaço de livros, brinquedos, jogos e mobiliário que atendessem aos desejos e necessidades das crianças e dos educadores. Os encontros mensais de formação junto aos educadores da creche oportunizam estudos que refletem no planejamento pedagógico, bem como a sua realização e posterior avaliação. As mudanças decorrentes das ações do projeto têm permitido aos educadores instigar e apoiar as ações das crianças com o mundo no seu entorno, que buscam despertar os sentidos e interesses dessas crianças, tornando o espaço atrativo, confortável, desafiador e companheiro, apoiando suas ações de descoberta e compreensão do mundo e melhorando, também, as condições dos profissionais atuantes.pt
dc.format.extent6534-6543-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectEspaços lúdicospt
dc.subjectEducação Infantilpt
dc.subjectFormação de Educadores de educação Infantilpt
dc.subjectObjetos lúdicospt
dc.titleBibliobrinquedoteca: um espaço de brincar, jogar, ler, sonhar e de viverpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Faculdade de Ciências (FC)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2236-9708-2011-6534-6543.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.