Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139689
- Title:
- Jogos taticos como estrategia para desenvolver o pensamento cientifico na disciplina de metodos e tecnicas de pesquisa
- Custódio, Vagner Sérgio
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 9708-2011
- Este relato de experiência demonstra a eficácia da utilização de jogos para exercitar o pensamento tático baseados nos livros de Charles Phillips na aplicação do ensino de metodologia cientifica em nível de graduação, desenvolvendo conceitos de sistematização, formulação de hipóteses e resolução de problemas com situações práticas que fornecem a concretude dos conceitos dando significado ao abstratismo exacerbado das maneiras expositivas tradicionais de ensinar métodos e técnicas de pesquisa. Observou-se nos acadêmicos num primeiro momento uma situação de desconfiança e descrédito no método, que conforme foram assimilando os conceitos foi substituído por um comportamento de motivação e descobrimento da criatividade sistematizada que resultou num despertar da maioria da turma para a iniciação cientifica e para produção de projetos apresentados ao final da disciplina com um alto grau de satisfação relatados na auto-avaliação formativa. Essa experiência serve como proposta de trabalho para outros docentes que trabalham com essa disciplina desenvolverem no ensino de graduação.
- 2011
- CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 5460-5465
- 5460-5465
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
- Jogos
- Métodos e técnicas de Pesquisa
- Pensamento Científico
- http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/139689
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.