You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139689
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCustódio, Vagner Sérgio-
dc.date.accessioned2016-06-28T17:31:19Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:41:59Z-
dc.date.available2016-06-28T17:31:19Z-
dc.date.available2016-10-25T21:41:59Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 5460-5465-
dc.identifier.issn9708-2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/139689-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139689-
dc.description.abstractEste relato de experiência demonstra a eficácia da utilização de jogos para exercitar o pensamento tático baseados nos livros de Charles Phillips na aplicação do ensino de metodologia cientifica em nível de graduação, desenvolvendo conceitos de sistematização, formulação de hipóteses e resolução de problemas com situações práticas que fornecem a concretude dos conceitos dando significado ao abstratismo exacerbado das maneiras expositivas tradicionais de ensinar métodos e técnicas de pesquisa. Observou-se nos acadêmicos num primeiro momento uma situação de desconfiança e descrédito no método, que conforme foram assimilando os conceitos foi substituído por um comportamento de motivação e descobrimento da criatividade sistematizada que resultou num despertar da maioria da turma para a iniciação cientifica e para produção de projetos apresentados ao final da disciplina com um alto grau de satisfação relatados na auto-avaliação formativa. Essa experiência serve como proposta de trabalho para outros docentes que trabalham com essa disciplina desenvolverem no ensino de graduação.pt
dc.format.extent5460-5465-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectJogospt
dc.subjectMétodos e técnicas de Pesquisapt
dc.subjectPensamento Científicopt
dc.titleJogos taticos como estrategia para desenvolver o pensamento cientifico na disciplina de metodos e tecnicas de pesquisapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Turismo, Câmpus Experimental de Rosana-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2236-9708-2011-5460-5465.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.