You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139690
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCyrino, Eliana Goldfarb-
dc.contributor.authorPeraçoli, José Carlos-
dc.contributor.authorRizzato, Agueda Beatriz Pires-
dc.contributor.authorAbbade, Joelcio Francisco-
dc.contributor.authorPrearo, Alice Yamashita-
dc.contributor.authorUemura, Gilberto-
dc.contributor.authorBorges, Vera Terezinha Medeiros-
dc.contributor.authorDezan, Elisabete Bemfato-
dc.contributor.authorRomanholi, Renata Maria Zanardo-
dc.date.accessioned2016-06-28T17:31:19Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:41:59Z-
dc.date.available2016-06-28T17:31:19Z-
dc.date.available2016-10-25T21:41:59Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 5807-5812-
dc.identifier.issn9708-2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/139690-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139690-
dc.description.abstractA FMB/UNESP tem promovido iniciativas para qualificar o ensino de graduação, para atender as Diretrizes Curriculares Nacionais na área da saúde, demanda da comunidade local e adequação às necessidades sociais em saúde. Em 2000,a FMB instituiu o Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), com os objetivos de elaborar proposta de avaliação contínua do ensino na graduação; oferecer apoio técnico e infra-estrutura às mudanças para a melhoria do ensino; promover a formação docente para o aprendizado de inovações metodológicas; ampliar o desenvolvimento de pesquisa em educação médica; promover a ampliação do ensino no SUS, particularmente do ensino na comunidade e na atenção primária à saúde. A criação do NAP, como órgão assessor ao Conselho de Curso de Graduação (CCG) e à Direção foi entendida pela comunidade como fundamental para implementação das mudanças. Para desempenhar seus objetivos o NAP é constituído por frentes de atuação: estrutura curricular, pesquisa e planejamento em avaliação, desenvolvimento da docência, infra-estrutura e ensino na comunidade. Participam do NAP docentes, discentes, profissionais dos serviços de saúde e duas pedagogas.Toda a formação docente realizada pauta-se por responder demandas apontadas pelo CCG, direção e de estudos da própria frente de avaliação. As características do NAP o capacitam a apoiar tanto o ensino de graduação como programas de pósgraduação voltados ao ensino na saúde. O NAP tem apoiado a postura próativa da Instituição frente às iniciativas de aperfeiçoamento e inovação do ensino, promovidas em âmbito local e nacional. Com o fortalecimento do trabalho docente e o apoio à elaboração de projetos e programas o NAP tem possibilitado a participação da FMB em iniciativas do MEC e MS para a reorientação da formação profissional em saúde.pt
dc.format.extent5807-5812-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectEducação médicapt
dc.subjectEnsino superiorpt
dc.subjectFormação de professorespt
dc.titleFormação de docentes na educação superior: a experiência do núcleo de apoio pedagógico da faculdade de medicina de botucatu - fmb/unesppt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Saúde Pública, Faculdade de Medicina (FMB), Botucatu-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Ginecologia e Obstetrícia, Faculdade de Medicina (FMB), Botucatu-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Pediatria, Faculdade de Medicina (FMB), Botucatu-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2236-9708-2011-5807-5812.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.