You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139691
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCyrino, Eliana Goldfarb-
dc.contributor.authorRomanholi, Renata M. Zanardo-
dc.contributor.authorDezan, Elizabeth-
dc.contributor.authorManoel, Cássia Marisa-
dc.contributor.authorVillardi, Marina-
dc.contributor.authorSordi, Mara Regina L. de-
dc.contributor.authorForesti, Miriam-
dc.date.accessioned2016-06-28T17:31:19Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:41:59Z-
dc.date.available2016-06-28T17:31:19Z-
dc.date.available2016-10-25T21:41:59Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 5692-5701-
dc.identifier.issn9708-2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/139691-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139691-
dc.description.abstractO objetivo desse trabalho foi descrever a trajetória da disciplina de Pedagogia e Saúde Coletiva no programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina de Botucatu, UNESP. Com ênfase na formação pedagógica de docentes, futuros docentes, profissionais de saúde e pesquisadores que atuam no ensino de Saúde Coletiva, nas graduações em saúde, a disciplina foi organizada para oferecer subsídios para reflexão crítica sobre pressupostos teóricos e metodológicos que orientam as práticas educativas de Saúde Coletiva no contexto da sociedade, do SUS e da Universidade Brasileira no presente momento e para reflexão crítica do ensino da saúde coletiva nas profissões da saúde. Por meio de seminários, debates, construções coletivas e individuais, portfólio individual, que tinham como norte a análise da experiência vivida no processo de aprendizagem de Saúde Coletiva na graduação e a perspectiva de ação agora como professor, foram realizadas discussões sobre conteúdos, percursos metodológicos, percepção da avaliação como parte do processo pedagógico e interdisciplinaridade como perspectiva de abordagem. Foi possível observar que, mesmo sendo a docência uma perspectiva profissional e mesmo com a implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais, pouco se tem valorizado a formação docente e conseqüentemente se ressaltou a necessidade de se trabalhar, refletir, propor e criticar as práticas pedagógicas, para qualificar o ensino da área nas graduações na saúde. Conclui-se que, apesar da maior valorização da formação do pesquisador na pós-graduação, há um campo fértil para propor inovações pedagógicas e enfatizar a formação para a docência, se almejamos a qualidade da educação superior, compreendendo a Saúde Coletiva como essencial na formação de profissionais da saúde.pt
dc.format.extent5692-5701-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectEducação superiorpt
dc.subjectSaúde coletivapt
dc.subjectFormação de professorespt
dc.titleEnsinamos a ensinar? movimentos para a qualificação da formação docente universitária em saúde coletiva nas profissões da saúdept
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas (UNICMP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Saúde Pública, Faculdade de Medicina (FMB), botucatu-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2236-9708-2011-5692-5701.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.