Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139699
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Dezan, Elisabete B. | - |
dc.contributor.author | Borges, Vera T. M. | - |
dc.contributor.author | Nakashima, Antonio H. R. | - |
dc.contributor.author | Torres, Albina, Silva | - |
dc.contributor.author | Vanessa, S. | - |
dc.contributor.author | Padovani, Flavia H. P. | - |
dc.contributor.author | Aristides A. N. | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-28T17:31:21Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:42:00Z | - |
dc.date.available | 2016-06-28T17:31:21Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:42:00Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6229-6235 | - |
dc.identifier.issn | 9708-2011 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/139699 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139699 | - |
dc.description.abstract | Objetivo: Apresentar o histórico do processo de avaliação da Faculdade de Medicina da UNESP (FMB) de Botucatu. Metodologia: Desde 2001, a Frente de Avaliação (FA) do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da FMB aplica instrumento de avaliação das disciplinas do curso de graduação em medicina da FMB, segundo a percepção dos alunos. A avaliação é feita por meio de questionário que o FA envia aos alunos ao final de cada rodízio/ módulo/ disciplina. Os dados obtidos nos questionários são organizados em gráficos e as questões abertas são categorizadas, analisadas, sintetizadas e apresentadas em reuniões periódicas para docentes preceptores envolvidos na graduação e discentes. Os aspectos referentes às fragilidades e fortalezas são detectados e analisados pela equipe da FA (docente, pedagogo e psicólogo) e devolvidos em forma de relatório sob a denominação de “Pontos a Ponderar”, as quais solicita-se ao docente responsável especial atenção. Em 2006, iniciou a avaliação longitudinal do Internato, em 2007, avaliação do 4º ano e 2009, avaliação do 3° ano. A FA também realiza reuniões periódicas para discussões e análise dos resultados da avaliação e conta com assessoria externa Resultado: O relatório vem se mostrando importante recurso pedagógico, instrumento de reflexão e aprimoramento dos cursos, principalmente quando compila dados longitudinais. Essa prática orienta preceptores em relação à qualidade do curso e aos problemas a serem equacionados, assim como os órgãos colegiados da Instituição na tomada de decisões, subsidiando importantes discussões sobre mudanças curriculares, socialização dos resultados à comunidade acadêmica e incentivado a melhoria e aprimoramento de cada estágio. Também tem proporcionado à criação uma cultura avaliativa, compartilhada entre alunos e docentes. | pt |
dc.format.extent | 6229-6235 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.subject | Ensino | pt |
dc.subject | Avaliação | pt |
dc.subject | Capacitação docente | pt |
dc.title | O processo de avaliação contínua do curso de graduação da faculdade de medicina de botucatu fmb/ unesp: avaliação como instrumento de mudança | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2236-9708-2011-6229-6235.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.