Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139717
Título: 
Técnicas de ensino na disciplina de Bioquímica preferidas pelos estudantes dos Cursos de Biomedicina e Medicina
Autor(es): 
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2175-7054
Resumo: 
O objetivo do presente trabalho foi identificar a técnica de ensino de Bioquímica preferida pelos alunos dos cursos de graduação em Biomedicina e Medicina, da Universidade Estadual Paulista, UNESP, Botucatu, desde que, a utilização desta técnica de ensino pode facilitar o aprendizado e a fixação dos conhecimentos. Foram comparadas técnicas de ensino tradicional, com uso de quadro-negro, projeção de slides e power-point. A preferência por técnicas de ensino foi determinada através de questionários utilizando-se escala de Liquert, distribuídos para 180 alunos do curso de Biomedicina (30 alunos/ano) e 540 alunos de Medicina (90 alunos/ano), durante o período de 2000 a 2005. 92,4% dos estudantes concordaram, ou concordaram fortemente com os tópicos abordados e reconheceram a importância da disciplina de bioquímica para os respectivos cursos. A maioria dos estudantes demonstrou preferência pelo estudo do metabolismo, em relação aos aspectos estruturais. 139 graduandos de Biomedicina e 419 de Medicina preferiram o método tradicional com explanação oral e uso do quadro-negro. Conclui-se que estudantes dos cursos de Biomedicina e Medicina contestam técnicas sofisticadas no ensino de bioquímica, preferindo o método tradicional, com apresentação gradual do conteúdo programático, permitindo discussões sobre os tópicos e a adequada fixação dos conhecimentos.
Data de publicação: 
2009
Citação: 
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 10., 2009, Águas de Lindóia. Formação de Professores e a Prática Docente: os dilemas contemporâneos... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2009. p. 9374-9383
Duração: 
9374-9383
Publicador: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Fonte: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/139717
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.