You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139717
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFernandes, Ana Angélica H.-
dc.contributor.authorCataneo, Ana Catarina-
dc.contributor.authorMani, Fernanda-
dc.contributor.authorLopes, Ana Maria-
dc.contributor.authorScavroni, Joseani-
dc.contributor.authorNovelli, Ethel L. B.-
dc.date.accessioned2016-06-28T17:31:25Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:42:03Z-
dc.date.available2016-06-28T17:31:25Z-
dc.date.available2016-10-25T21:42:03Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 10., 2009, Águas de Lindóia. Formação de Professores e a Prática Docente: os dilemas contemporâneos... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2009. p. 9374-9383-
dc.identifier.issn2175-7054-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/139717-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139717-
dc.description.abstractO objetivo do presente trabalho foi identificar a técnica de ensino de Bioquímica preferida pelos alunos dos cursos de graduação em Biomedicina e Medicina, da Universidade Estadual Paulista, UNESP, Botucatu, desde que, a utilização desta técnica de ensino pode facilitar o aprendizado e a fixação dos conhecimentos. Foram comparadas técnicas de ensino tradicional, com uso de quadro-negro, projeção de slides e power-point. A preferência por técnicas de ensino foi determinada através de questionários utilizando-se escala de Liquert, distribuídos para 180 alunos do curso de Biomedicina (30 alunos/ano) e 540 alunos de Medicina (90 alunos/ano), durante o período de 2000 a 2005. 92,4% dos estudantes concordaram, ou concordaram fortemente com os tópicos abordados e reconheceram a importância da disciplina de bioquímica para os respectivos cursos. A maioria dos estudantes demonstrou preferência pelo estudo do metabolismo, em relação aos aspectos estruturais. 139 graduandos de Biomedicina e 419 de Medicina preferiram o método tradicional com explanação oral e uso do quadro-negro. Conclui-se que estudantes dos cursos de Biomedicina e Medicina contestam técnicas sofisticadas no ensino de bioquímica, preferindo o método tradicional, com apresentação gradual do conteúdo programático, permitindo discussões sobre os tópicos e a adequada fixação dos conhecimentos.pt
dc.format.extent9374-9383-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.titleTécnicas de ensino na disciplina de Bioquímica preferidas pelos estudantes dos Cursos de Biomedicina e Medicinapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Química e Bioquímica, Instituto de Biociências (IBB)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2175-7054-2009-9374-9383.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.