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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFernandes, João Candido-
dc.date.accessioned2016-06-28T17:31:26Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:42:03Z-
dc.date.available2016-06-28T17:31:26Z-
dc.date.available2016-10-25T21:42:03Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 7063-7073-
dc.identifier.issn9708-2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/139719-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139719-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo apresentar uma experiência didática usada na disciplina optativa “Acústica e Ruídos” do Curso de Engenharia Mecânica da Unesp, Campus de Bauru. A disciplina é oferecida anualmente desde 1996, quando o atual currículo foi implementado. A partir de 2000, o professor da disciplina criou um ‘site’ onde todas as informações sobre a disciplina são depositadas: apostila, notas de aulas, slides usados nas aulas, normas, legislação, trabalhos, arquivos sonoros, ‘links’, notas e frequência dos alunos. O maior destaque do ‘site’ é o Laboratório Virtual, onde os alunos podem manusear e observar experiências na área de vibrações e acústica. O Laboratório Virtual é composto de mais de 50 páginas interativas construídas na linguagem ‘Java Script’, que permitem a manipulação das variáveis envolvidas nos ensaios e a visualização dos resultados. O Laboratório Virtual permite que o aluno, em seu próprio computador, realize todos os ensaios previstos na disciplina. As aulas virtuais por meio do laboratório propiciaram um maior interesse dos alunos pela disciplina, pois, mesmo se tratando de uma disciplina optativa do último ano do Curso de Engenharia Mecânica, sempre teve as 40 vagas das turmas preenchidas em todos os semestres em que foi oferecida. O controle de acesso do site indica perto de 200 consultas semanais ao Laboratório Virtual. Embora não tenha havido uma avaliação formal, as manifestações dos alunos ao professor indicam a plena aceitação da metodologia da disciplina.pt
dc.format.extent7063-7073-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectLaboratório virtualpt
dc.subjectEnsino à distânciapt
dc.subjectTecnologia na educaçãopt
dc.subjectRede mundial de computadorespt
dc.subjectInformatização da educaçãopt
dc.titleLaboratório virtual: ferramenta de apoio didático em disciplinas no ensino de engenhariapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Engenharia Mecânica, Faculdade de Engenharia, Bauru (FEB)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2236-9708-2011-7063-7073.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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