Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139745
- Title:
- A avaliação escolar como recurso para mediação da aprendizagem: uma experiência no ensino fundamental de uma escola pública
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 2175-7054
- Este artigo relata a experiência de desenvolvimento, em salas de aula experimentais, de um projeto de avaliação escolar numa Escola Pública. O projeto de avaliação, diferentemente das avaliações tradicionais que somente apontam os erros e estigmatizam alunos, privilegiou a aprendizagem e a capacidade dos alunos de regularem a própria aprendizagem. Para atingir as metas, foram aproveitadas questões de avaliações externas dos anos anteriores. Os alunos, a cada resolução das provas, receberam as provas corrigidas e tiveram que refazer a prova resolvendo as questões que deixaram em branco, com resoluções incompletas e erradas, sem gabarito. Assim, os alunos, tiveram que estudar até que, depois de repetidos retornos com indicação de erros e acertos, quase que num processo de imersão, aprendessem o suficiente para resolver integralmente as provas. Alunos, assim preparados, adquiriram mais confiança em si mesmo e tiveram desempenhos nunca antes alcançados nesta escola nas tradicionais provas de avaliação externa e obtenção de premiações em olimpíadas acadêmicas.
- 2009
- CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 10., 2009, Águas de Lindóia. Formação de Professores e a Prática Docente: os dilemas contemporâneos... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2009. p. 5598-5605
- 5598-5605
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
- Avaliação
- Ensino-aprendizagem
- Conhecimento estruturado
- http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/139745
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.