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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139746
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGiroto, Claudia Regina Mosca-
dc.contributor.authorMartins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira-
dc.contributor.authorMilanez, Simone Ghedini Costa-
dc.contributor.authorPoker, Rosimar Bortoloni-
dc.date.accessioned2016-06-28T17:31:32Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:42:06Z-
dc.date.available2016-06-28T17:31:32Z-
dc.date.available2016-10-25T21:42:06Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 4908-4914-
dc.identifier.issn9708-2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/139746-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139746-
dc.description.abstractA política educacional inclusiva, implantada pelos sistemas educacionais estaduais e municipais, do Brasil, prevê que os alunos com surdez estudem nas classes regulares de ensino. Nesse contexto, o uso e o conhecimento sobre a Língua Brasileira de Sinais são imprescindíveis. Por essa razão, em 2009, foi desenvolvido em parceria com a FFC/UNESP, um curso de extensão de LIBRAS de 120 horas, na modalidade à distância, financiado pelo Programa de Formação Continuada de Professores, da SEESP – MEC, para professores das escolas públicas brasileiras. Diante desta realidade, a presente pesquisa pretendeu analisar o conteúdo do curso, a avaliação dos professores sobre o mesmo e, também, verificar a impressão dos professores sobre um curso oferecido na modalidade à distância. Foram analisados: o projeto do curso, o relatório científico e as planilhas de avaliação preenchidas pelos cursistas. Constatou-se que o curso teve três módulos: introdução sobre educação à distância; reflexão teórica sobre o uso da LIBRAS no contexto educacional inclusivo, e atividades práticas do uso da LIBRAS. Participaram 548 professores de escolas públicas, vinculados a 19 secretarias e/ou diretorias de ensino, de várias regiões do Brasil. A análise demonstrou que os professores avaliaram satisfatoriamente o curso apontando que favoreceu a interação com os alunos surdos. Quanto ao uso da modalidade de ensino a distância, os cursistas tiveram dificuldades com a banda larga, o que prejudicou o acesso aos materiais. Entretanto, consideraram o ensino a distância interessante, pois aprenderam a mexer com ferramentas até então desconhecidas, bem como tiveram oportunidade de aprimorar seus conhecimentos tecnológicos.pt
dc.format.extent4908-4914-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectLibraspt
dc.subjectFormação continuada de professorespt
dc.subjectEducação Especialpt
dc.subjectEnsino a Distânciapt
dc.titleFormação continuada de professores no contexto educacional inclusivo: LIBRAS a Distânciapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educacao Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2236-9708-2011-4908-4914.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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