You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139762
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorHaga, Kuniko I.-
dc.contributor.authorArchanjo, Naiara C. P.-
dc.contributor.authorFeitoza, Natália V.-
dc.contributor.authorHaga, Mario S.-
dc.date.accessioned2016-06-28T17:31:37Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:42:08Z-
dc.date.available2016-06-28T17:31:37Z-
dc.date.available2016-10-25T21:42:08Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 3948-3956-
dc.identifier.issn9708-2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/139762-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139762-
dc.description.abstractTrabalhar Educação Ambiental é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidir e atuar na realidade sócio-ambiental de modo comprometido com a vida, com o bem estar de cada um, da sociedade local e global. O objetivo foi desenvolver atividades de ensino aprendizagem em educação ambiental, com participação ativa dos alunos, envolvendo-os na sua formação. A Educação Ambiental foi trabalhada a partir de problemas vivenciados pelos alunos na sua região, em uma Escola Pública, em uma sala de 5ª série do ensino fundamental, na disciplina de Ciências. Iniciou-se com embasamento teórico sobre o assunto, em seguida os alunos preencheram uma planilha para realizar o levantamento de árvores frutíferas e de aves presentes próximo às casas dos alunos. Com o retorno da planilha preenchida, a sala foi dividida em equipes que receberam o nome de aves. Na seqüência trabalharam-se analogias entre seres humanos e aves. Continuando, foram apresentadas curiosidades sobre o bico das aves, ao mesmo tempo os alunos prepararam material para a apresentação, quando mostraram relações entre as aves e o meio ambiente e analogias. As apresentações dos alunos foram momentos ricos em aprendizagem e respeito mútuos, solidários e discursos com propriedade. Os alunos aprenderam além dos conceitos envolvidos na educação ambiental e, esses resultados, sugerem que em processo em que alunos podem participar motivam o ensino e a aprendizagem, porém a prática é diferenciada em cada turma.pt
dc.description.sponsorshipPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.description.sponsorshipFundação para o Desenvolvimento da UNESP (FUNDUNESP)-
dc.format.extent3948-3956-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectEnsino aprendizagempt
dc.subjectFormação participativapt
dc.subjectCidadãos conscientespt
dc.titleAprendizagem dos alunos da quinta série do ensino fundamental em projeto de educação ambientalpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Biologia e Zootecnina, Faculdade de Engenharia (FEIS), Ilha Soteira-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2236-9708-2011-3948-3956.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.