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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139809
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLimoni Filho, Gilberto-
dc.contributor.authorRossitto, Silvia Terezinha Innocenti-
dc.contributor.authorFernandez, Roberto Morato-
dc.contributor.authorRocha, Guaracy Tadeu-
dc.date.accessioned2016-06-28T17:31:47Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:42:14Z-
dc.date.available2016-06-28T17:31:47Z-
dc.date.available2016-10-25T21:42:14Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 2261-2267-
dc.identifier.issn9708-2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/139809-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139809-
dc.description.abstractA implantação do Currículo do Estado de São Paulo nas escolas estaduais de Ensino Fundamental e Médio criou uma demanda específica pela formação continuada dos professores. Iniciativas da Secretaria de Estado da Educação atendem parte desta demanda, mas podem ser complementadas por iniciativas regionais. Deste modo, a Diretoria de Ensino/Botucatu e a Unesp-IB/Botucatu realizaram o curso O Ensino e a Aprendizagem das Ciências da Natureza em Debate, visando: oferecer subsídios para que o Professor possa compreender a estrutura e contextualização do currículo e organizar as atividades propostas, considerando as habilidades previstas para a área/disciplina e as metodologias apresentadas nos cadernos de aluno e professor; o planejamento das situações de aprendizagem para o ensino de conceitos científicos, considerados pelos professores como difíceis de serem desenvolvidos; a produção de novas situações de aprendizagem; o papel das Situações de Aprendizagem e a importância da contextualização política e sócio-histórico-cultural da Ciência e da Tecnologia. O curso teve por público alvo os PEBs II da área de Ciências da Natureza, e realizou-se em 30h, em quatro sábados ao final do primeiro semestre/2010. Estruturou-se em atividades presenciais, oficinas e elaboração de trabalho final. Embora tenham sido poucos os concluintes (9), estes atuam em diversas escolas de municípios ligados à DE/Botucatu, implicando em efeito multiplicador. Os concluintes atestam ganho na formação, acesso a material de apoio às aulas e melhor domínio das metodologias e atividades apresentadas pelos Cadernos do Professor da proposta curricular do Estado de São Paulo, garantindo melhoria no processo ensino/aprendizagem.pt
dc.format.extent2261-2267-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.titleO ensino e a aprendizagem das ciências da natureza em debatept
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Física e Biofísica, Instituto de Biociências de Botucatu (IBB)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Genética, Instituto de Biociências de Botucatu (IBB)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2236-9708-2011-2261-2267.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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