You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139822
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMachado, Gloria Maria-
dc.contributor.authorRangel, André Luís-
dc.contributor.authorCypriano, Pelópidas-
dc.date.accessioned2016-06-28T17:31:50Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:42:15Z-
dc.date.available2016-06-28T17:31:50Z-
dc.date.available2016-10-25T21:42:15Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6367-6375-
dc.identifier.issn9708-2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/139822-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139822-
dc.description.abstractO objetivo é apresentar os resultados da pesquisa de elaboração e aplicação de materiais pedagógicos na formação de professores de piano, fundamentados na importância da Ficha de Alfred Cortot e no registro audiovisual das masterclasses. As práticas pedagógicas da Cibernética Pedagógica Freinetiana constituíram a metodologia de pesquisa dos materiais pedagógicos, advindos do registro audiovisual das masterclasses, para a plataforma Teleduc (de educação a distância) e para meios internéticos (de divulgação em redes sociais). A pesquisa sobre a importância dos materiais pedagógicos na formação de professores de piano produziu dois resultados com significado relevante para as atividades de ensino, pesquisa e extensão a respeito da obra de Robert Schumann. O primeiro resultado, mais voltado ao corpo discente, foi o progresso do ensino proporcionado pela elaboração e aplicação de materiais pedagógicos como preparatórios para realização das masterclasses sobre o “Álbum da Juventude op. 68” de Robert Schumann. O segundo, mais ligado ao corpo docente, foi o aperfeiçoamento da difusão da pesquisa da pedagogia e performance pianística a partir do material pedagógico de Roteirização da Ficha Técnica e Roteirização da “Fantasia op. 17” de Robert Schumann.pt
dc.format.extent6367-6375-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.titleImportância dos materiais pedagógicos na formação de professores de pianopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Artes Plásticas, Instituto de Artes (IA)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2236-9708-2011-6367-6375.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.