You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139845
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMazzeu, Francisco J. C.-
dc.contributor.authorCampos, Haroldo-
dc.contributor.authorRocha, Raquel-
dc.contributor.authorBraga, Renata-
dc.date.accessioned2016-06-28T17:31:56Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:42:19Z-
dc.date.available2016-06-28T17:31:56Z-
dc.date.available2016-10-25T21:42:19Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6400-6410-
dc.identifier.issn9708-2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/139845-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139845-
dc.description.abstractApresentamos neste trabalho um relato das atividades realizadas no âmbito do projeto: “Formação Continuada de alfabetizadores do MOVA/Brasil Alfabetizado de Araraquara”, financiado com recursos da Prefeitura do Município, em convênio com a FUNDUNESP e vinculado ao Núcleo de Ensino. O objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade do processo de alfabetização, por meio da produção de materiais pedagógicos e sequências de atividades didáticas. A produção do material de forma colaborativa com os alfabetizadores se configura também como estratégia de formação continuada. A metodologia utilizada baseia-se na pesquisa-ação, tendo como uma de suas referências a proposta da Engenharia Didática. A produção do material didático deu-se a partir de encontros os alfabetizadores, nos quais foram levantados temas geradores que fariam parte do universo cultural dos educandos. Esse rol de temas foi utilizado para selecionar 50 textos e 50 palavras geradoras. O conjunto de temas, textos e palavras com respectivos exercícios de uso da linguagem escrita está sendo sistematizado em uma coleção de quatro cadernos didáticos, de acordo com cinco níveis de dificuldade de aprendizado e o grau de instrução ortográfica necessária em cada nível. Como resultado foi produzido o esquema geral dos cadernos e um modelo detalhado para o trabalho com cada texto e palavra geradora. Uma versão preliminar desse modelo foi debatida com os alfabetizadores e aplicada nas salas de alfabetização. Ao mesmo tempo em que o material vai sendo produzido, a participação direta dos alfabetizadores e bolsistas nesse processo possibilita um conjunto de discussões sobre os fundamentos e implicações das sequências de atividades didáticas, contribuindo para aprofundar a formação teórica e metodológica desses educadores.pt
dc.description.sponsorshipPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.description.sponsorshipFundação para o Desenvolvimento da Unesp (FUNDUNESP)-
dc.format.extent6400-6410-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectAlfabetização de jovens e adultospt
dc.subjectEJApt
dc.subjectMaterial didáticopt
dc.titleProdução de material didático para a alfabetização de jovens e adultos do programa brasil alfabetizado em araraquara: uma estratégia de formação de educadorespt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Didática, Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR), Araraquara-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2236-9708-2011-6400-6410.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.