Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139845
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Mazzeu, Francisco J. C. | - |
dc.contributor.author | Campos, Haroldo | - |
dc.contributor.author | Rocha, Raquel | - |
dc.contributor.author | Braga, Renata | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-28T17:31:56Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:42:19Z | - |
dc.date.available | 2016-06-28T17:31:56Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:42:19Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6400-6410 | - |
dc.identifier.issn | 9708-2011 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/139845 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139845 | - |
dc.description.abstract | Apresentamos neste trabalho um relato das atividades realizadas no âmbito do projeto: “Formação Continuada de alfabetizadores do MOVA/Brasil Alfabetizado de Araraquara”, financiado com recursos da Prefeitura do Município, em convênio com a FUNDUNESP e vinculado ao Núcleo de Ensino. O objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade do processo de alfabetização, por meio da produção de materiais pedagógicos e sequências de atividades didáticas. A produção do material de forma colaborativa com os alfabetizadores se configura também como estratégia de formação continuada. A metodologia utilizada baseia-se na pesquisa-ação, tendo como uma de suas referências a proposta da Engenharia Didática. A produção do material didático deu-se a partir de encontros os alfabetizadores, nos quais foram levantados temas geradores que fariam parte do universo cultural dos educandos. Esse rol de temas foi utilizado para selecionar 50 textos e 50 palavras geradoras. O conjunto de temas, textos e palavras com respectivos exercícios de uso da linguagem escrita está sendo sistematizado em uma coleção de quatro cadernos didáticos, de acordo com cinco níveis de dificuldade de aprendizado e o grau de instrução ortográfica necessária em cada nível. Como resultado foi produzido o esquema geral dos cadernos e um modelo detalhado para o trabalho com cada texto e palavra geradora. Uma versão preliminar desse modelo foi debatida com os alfabetizadores e aplicada nas salas de alfabetização. Ao mesmo tempo em que o material vai sendo produzido, a participação direta dos alfabetizadores e bolsistas nesse processo possibilita um conjunto de discussões sobre os fundamentos e implicações das sequências de atividades didáticas, contribuindo para aprofundar a formação teórica e metodológica desses educadores. | pt |
dc.description.sponsorship | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.description.sponsorship | Fundação para o Desenvolvimento da Unesp (FUNDUNESP) | - |
dc.format.extent | 6400-6410 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.subject | Alfabetização de jovens e adultos | pt |
dc.subject | EJA | pt |
dc.subject | Material didático | pt |
dc.title | Produção de material didático para a alfabetização de jovens e adultos do programa brasil alfabetizado em araraquara: uma estratégia de formação de educadores | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Didática, Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR), Araraquara | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2236-9708-2011-6400-6410.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.