Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139856
Título: 
Demandas de professores de ciências e matemática das Escolas Estaduais do município de Bauru (SP): uma análise a partir dos estudos sobre a organização do trabalho didático
Autor(es): 
Instituição: 
  • Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
9708-2011
Resumo: 
No presente artigo, pretende-se discutir como algumas dificuldades encontradas pelos professores estão diretamente relacionadas à forma de organização do trabalho didático na escola básica e, em decorrência disso, a importância desse entendimento no debate acerca de uma política nacional de formação de professores. Para tanto, considerou-se os dados obtidos pelo Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da UNESP (Bauru, SP), num levantamento realizado no município de Bauru e região. Os dados foram obtidos a partir de uma amostra constituída por 22 escolas e 89 professores de ciências (física, química e biologia) e matemática de escolas estaduais. A análise teve como referencial teórico os estudos sobre a organização do trabalho didático. Pode-se, com base nos dados analisados, afirmar que grande parte dos problemas apontados pelos professores tem relação com a forma de organização do trabalho, sendo, portanto, imprescindível o entendimento histórico da organização do trabalho didático para propor uma política de formação de professores comprometida, de fato, com a superação da racionalidade técnica.
Data de publicação: 
2011
Citação: 
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 577-584
Duração: 
577-584
Publicador: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Palavras-chaves: 
  • Formação de professores
  • Trabalho didático
  • Ensino de ciências
Fonte: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/139856
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.