Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139874
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Mortatti, Maria do Rosário Longo | - |
dc.contributor.author | Castro, Rosane Michelli de | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-28T17:32:02Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:42:22Z | - |
dc.date.available | 2016-06-28T17:32:02Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:42:22Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 10., 2009, Águas de Lindóia. Formação de Professores e a Prática Docente: os dilemas contemporâneos... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2009. p. 5953-5963 | - |
dc.identifier.issn | 2175-7054 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/139874 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139874 | - |
dc.description.abstract | Visando a contribuir para as reflexões sobre processos de formação de professores da Educação Básica, enfocam-se percursos de alunos das disciplinas “Seminários de TCC” e “Trabalho de Conclusão de Curso” (TCC), do curso de Pedagogia da FFC-Unesp- Marília, os quais, entre 2001 e 2008, encontravam-se vinculados ao Gphellb – Grupo de Pesquisa “História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil”, criado em 1994 e coordenado por Maria do Rosário Longo Mortatti. O objetivo geral do Gphellb consiste em contribuir tanto para a produção de uma história do ensino de língua e literatura no Brasil, que auxilie na busca de soluções para os problemas desse ensino, no presente, quanto para a formação de pesquisadores capazes de desenvolver pesquisas históricas, que propiciem avanços em relação aos campos de conhecimento envolvidos. A temática do grupo se subdivide em cinco linhas de pesquisa: formação de professores; alfabetização; ensino de língua portuguesa; ensino de literatura; literatura infantil e juvenil; e o método de investigação está centrado em abordagem histórica, com análise da configuração textual de fontes documentais. Com base nesse objetivo e nesse método de investigação, entre 2001 e 2008 foram elaborados e aprovados nessas disciplinas 15 TCCs de jovens pesquisadoras vinculados ao Gphellb; esses TCCs decorreram de atividades de iniciação científica e seus resultados foram publicados em periódicos especializados e em anais de eventos nacionais e internacionais. Por meio da análise dos 15 trabalhos concluídos, constata-se que tanto as atividades de iniciação na pesquisa científica quanto sua relação com as disciplinas mencionadas são essenciais na formação do professor da Educação Básica. | pt |
dc.format.extent | 5953-5963 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.title | A iniciação científica na formação do professor de educação básica: percurso de jovens pesquisadores vinculados ao GPHELLB-Grupo de Pesquisa 'História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil' | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2175-7054-2009-5953-5963.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.