Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139879
Título: 
Reflexões sobre uma avaliação com 'feedback' no ensino de Biologia em uma escola pública
Autor(es): 
Instituição: 
  • E. E. Antonio Marin Cruz
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2175-7054
Resumo: 
Com o objetivo de dar um novo sentido à avaliação escolar, nós, professores e gestores da EE Antonio Marin Cruz, desenvolvemos práticas para inovar e criar novos caminhos na educação da nossa comunidade estudantil. A busca, de novos conceitos e referenciais teóricos em avaliação, foi feita através de leituras e discussões de textos nos HTPC’s, além de seminários apresentados por professores sobre capítulos de um livro. Pela inovação, buscamos explorar o potencial pedagógico para a aprendizagem pela própria avaliação. Isto é, fazer das provas de avaliação mais um instrumento para criar possibilidades para a produção e consolidação de conhecimentos. Foi necessário repensar a própria formulação das questões, a abrangência das questões relativas à totalidade dos conteúdos correspondentes à avaliação, o tempo para resolver as provas; e principalmente, dar ao aluno a oportunidade de fazer uma reflexão entre o que produziu e o que deveria ter produzido, e qual foi o “gap” de aprendizagem. Esta reflexão foi proporcionada através da prática de aplicação e reaplicação das provas, com direito às cópias das provas resolvidas individualmente na aplicação sem correções e sem gabaritos para a reaplicação com questões resolvidas por colegas de grupo de estudo na aplicação. Como resultado, observou-se maior motivação e envolvimento e mais autonomia do aluno no processo de aprendizagem e, conseqüentemente, alcançando melhor rendimento também em termos de notas.
Data de publicação: 
2009
Citação: 
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 10., 2009, Águas de Lindóia. Formação de Professores e a Prática Docente: os dilemas contemporâneos... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2009. p. 9102-9112
Duração: 
9102-9112
Publicador: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Palavras-chaves: 
  • Aprendizagem
  • Reflexão
  • Motivação
Fonte: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/139879
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.