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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139879
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorNakao, Rosely Noriko-
dc.contributor.authorPulucci, Cezar Antonio da Silva-
dc.contributor.authorHaga, Mario Susumo-
dc.contributor.authorHaga, Kuniko Iwamoto-
dc.date.accessioned2016-06-28T17:32:03Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:42:23Z-
dc.date.available2016-06-28T17:32:03Z-
dc.date.available2016-10-25T21:42:23Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 10., 2009, Águas de Lindóia. Formação de Professores e a Prática Docente: os dilemas contemporâneos... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2009. p. 9102-9112-
dc.identifier.issn2175-7054-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/139879-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139879-
dc.description.abstractCom o objetivo de dar um novo sentido à avaliação escolar, nós, professores e gestores da EE Antonio Marin Cruz, desenvolvemos práticas para inovar e criar novos caminhos na educação da nossa comunidade estudantil. A busca, de novos conceitos e referenciais teóricos em avaliação, foi feita através de leituras e discussões de textos nos HTPC’s, além de seminários apresentados por professores sobre capítulos de um livro. Pela inovação, buscamos explorar o potencial pedagógico para a aprendizagem pela própria avaliação. Isto é, fazer das provas de avaliação mais um instrumento para criar possibilidades para a produção e consolidação de conhecimentos. Foi necessário repensar a própria formulação das questões, a abrangência das questões relativas à totalidade dos conteúdos correspondentes à avaliação, o tempo para resolver as provas; e principalmente, dar ao aluno a oportunidade de fazer uma reflexão entre o que produziu e o que deveria ter produzido, e qual foi o “gap” de aprendizagem. Esta reflexão foi proporcionada através da prática de aplicação e reaplicação das provas, com direito às cópias das provas resolvidas individualmente na aplicação sem correções e sem gabaritos para a reaplicação com questões resolvidas por colegas de grupo de estudo na aplicação. Como resultado, observou-se maior motivação e envolvimento e mais autonomia do aluno no processo de aprendizagem e, conseqüentemente, alcançando melhor rendimento também em termos de notas.pt
dc.format.extent9102-9112-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectReflexãopt
dc.subjectMotivaçãopt
dc.titleReflexões sobre uma avaliação com 'feedback' no ensino de Biologia em uma escola públicapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionE. E. Antonio Marin Cruz-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationE. E. Antonio Marin Cruz-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia (FEIS)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento deBiologia e Zootecnia, Faculdade de Engenharia (FEIS)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2175-7054-2009-9102-9112.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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