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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139879
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Nakao, Rosely Noriko | - |
dc.contributor.author | Pulucci, Cezar Antonio da Silva | - |
dc.contributor.author | Haga, Mario Susumo | - |
dc.contributor.author | Haga, Kuniko Iwamoto | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-28T17:32:03Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:42:23Z | - |
dc.date.available | 2016-06-28T17:32:03Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:42:23Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 10., 2009, Águas de Lindóia. Formação de Professores e a Prática Docente: os dilemas contemporâneos... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2009. p. 9102-9112 | - |
dc.identifier.issn | 2175-7054 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/139879 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139879 | - |
dc.description.abstract | Com o objetivo de dar um novo sentido à avaliação escolar, nós, professores e gestores da EE Antonio Marin Cruz, desenvolvemos práticas para inovar e criar novos caminhos na educação da nossa comunidade estudantil. A busca, de novos conceitos e referenciais teóricos em avaliação, foi feita através de leituras e discussões de textos nos HTPC’s, além de seminários apresentados por professores sobre capítulos de um livro. Pela inovação, buscamos explorar o potencial pedagógico para a aprendizagem pela própria avaliação. Isto é, fazer das provas de avaliação mais um instrumento para criar possibilidades para a produção e consolidação de conhecimentos. Foi necessário repensar a própria formulação das questões, a abrangência das questões relativas à totalidade dos conteúdos correspondentes à avaliação, o tempo para resolver as provas; e principalmente, dar ao aluno a oportunidade de fazer uma reflexão entre o que produziu e o que deveria ter produzido, e qual foi o “gap” de aprendizagem. Esta reflexão foi proporcionada através da prática de aplicação e reaplicação das provas, com direito às cópias das provas resolvidas individualmente na aplicação sem correções e sem gabaritos para a reaplicação com questões resolvidas por colegas de grupo de estudo na aplicação. Como resultado, observou-se maior motivação e envolvimento e mais autonomia do aluno no processo de aprendizagem e, conseqüentemente, alcançando melhor rendimento também em termos de notas. | pt |
dc.format.extent | 9102-9112 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.subject | Aprendizagem | pt |
dc.subject | Reflexão | pt |
dc.subject | Motivação | pt |
dc.title | Reflexões sobre uma avaliação com 'feedback' no ensino de Biologia em uma escola pública | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | E. E. Antonio Marin Cruz | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | E. E. Antonio Marin Cruz | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia (FEIS) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento deBiologia e Zootecnia, Faculdade de Engenharia (FEIS) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2175-7054-2009-9102-9112.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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